Hospital Geral de Palmas – Foto – Tharson Lopes/Governo do Tocantins
Maju Cotrim, Gazeta do Cerrado
A semana começa ainda com a busca por soluções sobre a questão da regulação e disponibilização de leitos hospitalares para transferência dos que precisam sair das UPAs e ir para hospitais estaduais.
O debate é antigo sobre o assunto e esbarra não só na estrutura de saúde, mas em outros aspectos. Na semana passada a “crise” se ampliou após a morte de uma paciente que aguardava leito.
Teve embate entre secretários e toda uma repercussão política com direito a críticas fortes de prefeita Cinthia Ribeiro Mantoan ao secretário de saúde, Afonso Piva. Politicamente também os agentes entraram em campo cada um com suas defesas e cobranças.
Para esta semana, o Estado se comprometeu em entrevista à Gazeta do Cerrado em aumentar o número de leitos no maior hospital público do Tocantins- o HGP ainda essa semana. A prefeitura disse que busca credenciamento para atendimento ortopédico.
Nesta semana devem vir mais repercussão política e outras ações devem ser anunciadas ainda sobre o assunto. O grande foco não deve ser de cunho político e sim de resolução do empoasse e de garantia que todos que precisem de atendimento consigam de fato os leitos.
A Gazeta segue acompanhando os desdobramentos, ouvindo todos os lados e na busca por soluções.