Foto – Divulgação
Idealizado por Kamila Gomes, contando hoje com significativas parcerias para sua realização, o “Roda de Saberes: Chamada de Angola” é um projeto que acontece desde 2016, com três edições realizadas no Estado do Tocantins, três edições em Santa Catarina, a 7ª em Ilhéus-BA, retornando agora ao Tocantins para sua 8ª edição. A proposta busca revelar o vasto acervo da cultura afro-brasileira e indígena do país, estando em consonância com a Lei 10639/03, no sentido de integrar subsidiariamente a política institucional de combate ao racismo.
A ação, de forma estratégica, busca valorizar e apoiar os saberes e fazeres da cultura negra, tendo por premissa, a realização de ações de capoeira angola e os saberes dos povos tradicionais e religiões de matriz africana, bem como seus detentores, por meio da promoção do intercâmbio entre pessoas e grupos que preservam o patrimônio cultural no país.
Sua concretização consiste na realização de vivências com mestres e mestras da cultura afrobrasileira, com promoção de debates, workshops de capoeira angola, vivências e atividades pertinentes aos saberes e fazeres das matrizes afro-religiosas e indígenas no Brasil.
O “novo educador”, para ensinar aspectos da cultura afro-brasileira e indígena, precisa conhecer e valorizar a ancestralidade desses povos e suas culturas, pois só assim será capaz de provocar nos alunos a consciência da presença dos valores culturais desses povos presentes na formação étnica brasileira.
Os saberes e conhecimentos da tradição africana e indígena devem ser ampliados e fazê-los migrar do lugar de invizibilização, folclore, para o lugar de conhecimento entre as demais disciplinas do sistema educacional de ensino. A meta é a valorização das questões que envolvem os aspectos culturais e existenciais dos povos africanos e indígenas, para a construção de uma prática antirracista nas escolas.
Confira abaixo a programação Roda de Saberes – Chamada de Angola |8ª edição, que acontecerá no Tocantins de 26/set a 02/10/2023:
Clique aqui e veja programação completa