Sem poder parar as atividades, por serem essenciais para o Brasil, os caminhoneiros são hoje um grupo propenso a serem infectados pelo novo coronavírus, já que eles precisam circular e nem sempre possuem as condições necessárias para evitar a doença. Só no Tocantins, a estimativa é de 12 caminhoneiros foram diagnosticados com a doença. A maioria, de outros estados., sendo que dois foram a óbitos, não retornando a sua cidade de morada.

Veja: Em 24 h mais um caminhoneiro morre no HGP por Covid-19; Caso será contabilizado em Pernambuco

Os dados citados são da Secretaria Estadual de Saúde, que não confirmou o número, repassando apenas uma estimativa, apesar da Gazeta do Cerrado ter solicitado desde a última quarta-feira, 29. No momento, a Gazeta aguarda os números exatos e a origem de cada paciente.

Leia também: Apesar do medo, caminhoneiros seguem na estrada para que o Brasil possa continuar a luta

Chama atenção o caso dos caminhoneiros, uma vez que Palmas já teve duas mortes destes profissionais nas últimas 48 horas no HGP (um contou para Palmas e outro em Pernambuco) e outro já morreu em Araguaína (caso notificado no Mato Grosso). Há quatro dias outro caminhoneiro testou positivo no Sul do Estado, em Cariri e foi para Gurupi. Em Colinas também um caminhoneiro de Goiás atendido na cidade esta semana também testou positivo. Em Guaraí um caminhoneiro também confirmou diagnóstico de Covid-19 esta semana. Pelo menos seis municípios do Estado atenderam caminhoneiros com Covid.