Brener Nunes

O mês de julho já bate na porta. Para muitos, significa férias, praia, água de coco, descanso. Esse período do ano é marcado pelo sol e calor no Tocantins. Porém, para compensar, temos inúmeras opções de lazer para relaxar corpo e mente.

A Gazeta destacou algumas alternativas culturais e naturais que são um convite para passar férias ou feriado prolongado.

Praias

Todo o Tocantins, de norte a sul, foi abençoado com belas praias de água doce.

Algumas das mais visitadas são à Praia do Pôr do Sol, em São Valério da Natividade, Praia Grande, em Formoso do Araguaia, Praia da Tartaruga, em Peixe, Praia do Croá, em Aliança do Tocantins, praia da Fofoca, em Pau D’Arco.

Todas as praias, recebem estruturas com barracas, restaurantes e atrações artísticas durante o período do mês de julho.

(Divulgação)

Jalapão

O Jalapão, muito conhecido como Deserto Tocantinense, atrai milhares de turistas todos os anos. O Portal do Parque, no município de Ponte Alta, fica a 140 km de Palmas, daí em diante, apenas carros com tração 4×4 conseguem prosseguir.

Na região, são encontradas belas cachoeiras, como a da Formiga e da Velha, fervedouros, que já foram cenários de novela, dunas douradas ao pôr do sol e comunidade remanescente quilombola.

O Jalapão, é uma mistura de caatinga com cerrado. Para mais segurança, os passeios devem ser feitos com agências de viagem, com variação de preço de acordo com o número de dias.

Parque do Cantão

Com 90 mil hectares, o Cantão fica entre os municípios de Caseara e Pium, e possui cerrado, floresta amazônica e pantanal.

Para quem curte ecoturismo, o Cantão é uma boa pedida. A fauna e flora são abundantes e diversificadas.

O arvorismo é uma das atrações possíveis no parque, os únicos custos serão com quais, transporte e alimentação.

Parque Estadual do Cantão – Foto – Josy Carla/Governo do Tocantins

Cachoeiras

O tocantins também é abençoado com belíssimas cachoeiras. Já foram citadas algumas do Jalapão, porém, no distrito de Taquaruçu, a 35 km de Palmas, há cerca de 80 catalogadas. Em algumas cachoeiras existem rapeis e tirolesas.

Taquaruçu, é cercada por serras. Um lugar realmente de descanso, meditação e caminhadas nas trilhas.

Lagoa do Japonês

Um destino ainda pouco conhecido, mas já atrai muitos visitantes, é a Lagoa do Japonês. O cenário fica próximo ao município de Pindorama, a 236 km de Palmas.

O lago possui água cristalina em tons azulados e esverdeados, e é rodeado por vegetação e serras.