Ícone do site Gazeta do Cerrado

13 DE MAIO: Muricilândia vira referência estadual com maior festejo tradicional e histórico da Abolição e protagonismo quilombola

De Muricilândia- Maju Cotrim

Em sua 50° edição, o Festejo da Abolição é a principal manifestação cultural da comunidade quilombola Dona Juscelina em Muricilândia, norte do Tocantins. O lema deste ano é: nossa luta é ancestral! Uma ampla programação começou desde o dia 10 com palestras.

A festa reúne moradores da cidade e outros municípios com protagonismo do quilombo e apoio da gestão municipal do prefeito Alessandro Borges.

 

Publicidade

O 13 de Maio para a comunidade quilombola Dona Juscelina é dia de resistência e grito de liberdade. Gerações se encontram na mobilização cultural que tem muita música negra e batuque. O Festejo é o maior do Tocantins.

Tendas, comida típica, tudo em volta do hoje Museu e onde foi a casa de Dona Juscelina. Palestras sobre empoderamento negro, resistência e aspectos culturais marcam o evento durante todo o dia.

O presidente da Comunidade quilombola, o líder Manoel Filho organiza toda programação junto com a comunidade e destaca a importância do levado e manutenção da tradição quilombola.

 

 

13 de maio

O ponto alto do festejo é no dia 13 de Maio.

Tudo começa na madrugada com o cortejo pelas ruas, depois tem a feira  agroecológica, o tradicional Teatro da Abolição e depois mais cortejo com batuques e danças pelas ruas da cidade!

Os anos se passam e em tempos de WhatsApp e Instagram a comunidade mantém viva as tradições passando de geração para geração!

Sair da versão mobile