Desde o nascimento ao longo de nossas vidas, somos estimulados a nos comunicar com o mundo. Uma necessidade vital.

Você sabe qual é a sua autonomia em relação aos seus pensamentos?

A partir do nosso desenvolvimento, vivemos situações cada vez mais complexas. Se inicialmente um choro nos trazia comida, agora precisamos lidar com diversas necessidades, desejos, formatos comportamentais, crenças e valores. Viver nos exige competências. E essa seria a maior demanda emocional do ser humano na minha percepção. Se manter vivo, se relacionando com o mundo e tentar suprir suas necessidades para existir e estar saudável e feliz, não é uma tarefa fácil.

Qual é a necessidade do ser humano?

Agora vamos às necessidades, afinal já citamos sobre saúde e felicidade, e aqui arrisco em dizer que seja uma coisa só inclusive.

Cada contexto que transitamos, nos apresenta comportamentos padrões, prazeres, experiências, influências. Um composto de exigências que envolve e permite que o indivíduo se sinta pertencente. Pode ser a um grupo, um curso, uma família, uma igreja ou mesmo a uma atividade esportiva.

E essa é a maior necessidade das pessoas:

PERTENCER

Até aqui, este ponto da minha carreira como psicóloga comportamental, eu sempre sugeri horas dedicadas à psicoterapia para trazer ao paciente consciência sobre o seu sentido, que é singular, afinal todos somos únicos e só existe você no mundo.

Eu tenho o costume de dizer que fomos ensinados a sermos fortes, isso traduzido dentro da nossa cultura, quer dizer não pedir ajuda e tentar superar as dificuldades sozinho ou sozinha.

Outro ensinamento recorrente da sociedade tradicional é sobre cultuar o belo, o reto e o padrão, isso significa desconsiderar a nossa

SINGULARIDADE

Ou seja, a nossa própria diferença das outras pessoas.

Pronto, agora sim temos o suficiente para enlouquecermos.

LOUCURA

Lembre-se, enlouquecer não faz parte do belo, nem do reto, nem do padrão. A propósito, dentro da minha caminhada com meus pacientes e nas clinicas que atuei, nunca encontrei um ser humano que fizesse parte desse trio e que junto também apresentasse saúde e felicidade.

ENQUADRAR

O ser humano perde a sua autenticidade ao tentar se enquadrar.

As experiências e crenças são construídas por fatores externos e internos e estimulam os comportamentos de modo geral.

PENSAMENTOS

Os pensamentos relacionados à estas crenças afetarão no modo de agir no mundo. E quando não há coerência entre a necessidade do indivíduo e o pensamento dele, certamente sentimentos ruins e desconfortáveis surgirão. A grande questão é que o cérebro aprende o funcionamento que você estimula que ele tenha. Não parece, mas essa autonomia de escolher o que pensar, você tem.

EXERCÍCIO PRÁTICO:

Vou sugerir um exercício agora, para que você visualize melhor isso.

Siga as instruções a seguir:

Pense em um mamão; agora pense em um pneu de carro; por último pense no abraço de alguém querido.

Ao pedir para você pensar, conduzi seu corpo. Contudo, ao pensar no mamão, veio junto outros pensamentos relacionados a o que você tem construído em relação à fruta. Aconteceu com o pneu e certamente o abraço gerou pensamentos, junto com um leve sentimento confortável.

Bingo!

É justamente isso.

Te entrego agora sua autonomia em relação aos seus comportamentos, esses que começam já ao pensar = se comportar.

Você tem autonomia dos seus pensamentos?

E você pode exercer isso em relação àquele sofrimento que você está passando.

Pensar sobre algum sofrimento sem o objetivo de resolvê-lo é disfuncional. Por ex.: Se está com fome e pensa no mamão ou em um sanduíche, sua fome não passará e aumentará ainda mais o desconforto.

Desde o nosso nascimento aprendemos o que funciona em nosso corpo e sabemos como suprir nossas necessidades, como eu disse no início dessa conversa.

Falta consciência!

Se eu pudesse definir uma orientação universal aos seres humanos seria:

SE MANTENHA CONSCIENTE E COERENTE.

Consciente em relação ao que está vivendo nesse momento. Por ex., se concentre na sua leitura, essa é sua atividade agora, não tem necessidade de pensar em outra coisa. Isso serve para quando estiver comendo, dirigindo ou conversando.

COERÊNCIA

Coerência quer dizer dar sentido e validar seu jeito, seus gostos, suas vontades, seus formatos.

Nada de se comportar sem priorizar essa correspondência. Assim, irá ter pensamentos saudáveis, que te impulsionam a ser funcional.

É certo que não é fácil entender tudo isso sozinho. Lembra sobre pedir ajuda?

E pra finalizar, vou te conduzir a uma reflexão que sempre uso dentro de consultório quando falamos sobre pensamentos.

CONTROLE DOS PENSAMENTOS TÓXICOS

Você já comeu algum alimento que não te fez bem?

Vamos imaginar que na sua casa havia cinco pastéis e você comeu três deles. Passou mal com dores no estômago durante a noite e constatou que os pastéis estavam estragados. Noutro dia ao se levantar, viu na sua cozinha os outros dois pastéis restantes.

Certamente você não comeu os outros dois pastéis.

E como eu sei disso?

Qual a função de comer de novo algo que te intoxicou não é mesmo?

E agora te faço uma pergunta.

Qual a função de continuar pensando sobre o que te faz mal ou te intoxica?

Só mudamos de órgão acometido. Pensamentos ruins ou tóxicos são como comidas estragadas: Uma vez que você tem consciência do seu efeito, pode começar a escolher o que pensar.

Experimente! Sei que você é capaz! E com certeza você sentirá os resultados

Por Laura Campos

Laura campos é Psicologa Clinica e atua em Brasília e no Tocantins