A senadora Professora Dorinha (União Brasil) comentou, em entrevista à jornalista Maju Cotrim, no quadro De Frente com Maju, sobre a possibilidade de disputar o governo do Tocantins nas eleições de 2026. A parlamentar destacou que uma candidatura majoritária deve ser construída de forma coletiva e dentro de um projeto estruturado para o Estado. “Não preciso de comando nem autorização”, disse.
“Todo político deve estar sempre à disposição para uma construção coletiva de candidatura. Assim é o meu caso. Mas uma candidatura majoritária não pode ser baseada apenas em desejos individuais, ela precisa fazer parte de um projeto maior para o Estado”, afirmou Dorinha.
A senadora ressaltou que seu foco, no momento, é o exercício do mandato e a construção de um debate regional para discutir as principais necessidades do Tocantins. Entre os temas que considera prioritários estão emprego, desenvolvimento do agronegócio, mineração e educação.
“Quero ouvir o IBGE, as universidades e os setores produtivos para entender quais são os projetos estruturantes necessários para o Tocantins. A candidatura surgirá desse diálogo, do entendimento sobre quem tem as condições de assumir esse projeto e buscar os recursos necessários”, destacou.
Dorinha também ressaltou sua experiência política, lembrando que já exerceu três mandatos como deputada federal e que, atualmente, como senadora, mantém uma boa articulação tanto no cenário federal quanto internacional, o que pode ajudar na captação de investimentos para o Estado.
Apesar de reconhecer que seria uma honra governar o Tocantins, a senadora reforçou que 2025 será um ano de trabalho e que o momento exige compromisso com o mandato. “Temos responsabilidades. Eu, como senadora, e meus colegas deputados estaduais e federais. Precisamos discutir que projeto estamos construindo para o Tocantins. Não se trata de um projeto de poder, mas de um plano sólido para o Estado”, afirmou.
Assista à íntegra da entrevista aqui:
Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!
Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!