Quebra Galho: truques que toda dona de casa precisa saber

| Gazeta do Cerrado - Para mentes pensantes | - 05/07/2019

Última atualização em 05/07/2019 16:40

Compartilhar no Facebook! Tweetar! Compartilhar no LinkedIn Enviar por email Compartilhar no Whatsapp

Como tirar mancha de pipoca queimada da panela com truques simples:

Quem não adora preparar uma pipoca para o lanche em casa e se deliciar enquanto assiste um bom filme? A gente sente o cheirinho de quando ela está ficando pronta e logo dá para saber quando passa do ponto. E aí vem logo aquele pensamento de como fazer para tirar as manchas pretas deixadas pelas pipocas que queimaram, né? Mas calma, nós separamos algumas dicas que vão te ajudar a tirar mancha de pipoca da panela e fazer esquecer o esforço do esfrega esfrega.

Aproveite panela ainda quente para a limpeza ser mais fácil

A principal dica para uma limpeza sem muito esforço é não deixá-la para depois! A gente sabe que não dá para resistir ao cheirinho de pipoca, mas, antes de come-la, adiante a limpeza e você vai ver que fica muito melhor. Com a panela ainda quente, tire as pipocas queimadas que ficaram agarradas no fundo. Em seguida, despeje o detergente sobre as manchinhas escuras de queimado e, com a ajuda de uma colher de pau ou esponja de aço, esfregue-as com cuidado para elas irem soltando aos poucos. Depois, adicione um pouco de vinagre no interior e deixe a mistura descansando. Aproveite para assistir um filme e saborear as suas pipoquinhas. Quando voltar, é só passar uma esponja e lavar normalmente. A gente tem certeza que ficou muito mais fácil!

Combinação de água e sol é rápida e eficiente

Água e sal: dois produtinhos que não faltam dentro de casa e que podem te ajudar muito na hora de tirar a mancha de pipoca queimada. Aqui, o importante é tirar o máximo de pipoca que ainda estiver grudada com a ajuda de uma colher de pau e fazer uma primeira lavagem com água quente para tirar o excesso. Em seguida, acrescente água limpa até que ela cubra todas as partes manchadas, coloque de duas a três colheres de sopa de sal e deixe ferver por alguns minutos. Para finalizar é só lavar normalmente com uma esponja. Você pode repetir o processo se achar necessário.

Bicarbonato de sódio também ajuda a sumir com as manchas de pipoca queimada

E claro que não poderia faltar uma dica com o queridinho da limpeza, o bicarbonato de sódio! Para usá-lo, é bem simples: polvilhe o suficiente para cobrir as manchas de pipoca queimada no fundo da panela e depois adicione de uma a duas colheres de sopa de água. Deixe ferver até borbulhar e depois retire a mistura. Espere a panela esfriar e limpe normalmente. É importante ter atenção aqui, pois a mistura com bicarbonato de sódio não é indicada para uso em panelas de alumínio ou as revestidas com teflon.

Panelas de inox devem receber um cuidado redobrado na hora de tirar as manchas

Independente do método escolhido, se a sua panela for de inox é preciso ter uma atenção ainda maior para não acabar danificando a superfície interna ou a externa. Nesse caso, deixe para usar o lado liso da esponja. Alias, tome esse cuidado com as panelas antiaderentes também.

Limpeza de banheira: o passo a passo definitivo para se livrar do amarelado e deixar tudo brilhando

Verifique o material da sua banheira

O primeiro passo é verificar o material da sua banheira para não errar na limpeza. Existem modelos feitos de porcelana, de fibra de vidro, acrílico e até mesmo modelos esmaltados (que pedem uma limpeza mais cuidadosa, para não correr o risco de o esmalte soltar). As de porcelana, geralmente, são as mais fáceis de limpar, uma vez que permitem o uso da maioria dos produtos de limpeza. Já as outras têm algumas restrições – produtos abrasivos, por exemplo, devem ser sempre evitados, pois podem corroer ou manchar a banheira.

Passo a passo para a lavagem

O ideal é que a banheira seja lavada pelo menos uma vez por semana, usando os produtos e acessórios certos. Para realizar essa tarefa, você vai precisar de detergente neutro, uma esponja (usando sempre o lado macio), vinagre e bicarbonato de sódio para desinfetar (eliminar possíveis germes e bactérias) e remover manchas amareladas. Confira o passo a passo a seguir:

1. Comece enchendo a banheira com água quente e adicione um pouco de detergente neutro. Depois, é só agitar a água para formar um pouco de espuma (pode ser com as mãos ou com os próprios jatos da banheira) e use o lado macio da esponja para esfregar a parte interna da banheira;

2. Em um recipiente (pode ser um pote de sorvete) prepare uma solução com água, vinagre e bicarbonato de sódio. Depois, espalhe pela banheira, deixe atuando por uns 10 minutos e, então, use uma escova com cerdas macias para esfregar possíveis manchas amareladas na superfície;

3. Depois de aplicar a solução vinagre + bicarbonato de sódio e esfregar bem os locais com mancha, basta enxaguar a banheira com água fria.

Obs.: Algumas banheiras possuem uma mangueirinha auxiliar que, durante a limpeza, pode ser usada para ajudar a enxaguar.

Como limpar os registros e a mangueirinha

Além de lavar a parte interna da banheira, você também deve limpar os registros e a mangueirinha auxiliar. O lado bom é que isso também é simples de fazer, pois você vai usar a solução vinagre + bicarbonato de sódio (a mesma usada para tirar a mancha amarelada da banheira, como explicamos mais acima).

Com uma flanela, passe a solução nos registros e na mangueirinha, deixe-a atuando por uns 10 minutos no metal e depois enxágue. Esse método também é usado para limpar a torneira, sabia? Além de bem simples é ultra prático!

Muitas pessoas já conhecem as aplicações do bicarbonato de sódio na limpeza – afinal, ele costuma ser usado com o vinagre para desinfetar e limpar diferentes superfícies.

7 usos do bicarbonato de sódio na cozinha que você deveria experimentar

1. Bicarbonato de sódio pode ser usado como fermento no preparo de massas

Na hora de preparar bolos, pães e cookies, o bicarbonato de sódio também pode ser muito útil, pois atua como fermento, auxiliando no crescimento da massa. Além disso, ele também ajuda a deixá-la mais macia. Sabe aquele bolo bem fofo e saboroso de vó? Muitas vezes, o segredo está justamente no uso do bicarbonato de sódio.

2. É ótimo para amaciar carnes

Muita gente não sabe, mas o bicarbonato de sódio também é ótimo para amaciar as fibras da carne. Por isso, uma boa dica é usar o bicarbonato na marinada (com limão, alho e outros temperos, por exemplo). Basta colocar uma colher de chá desse ingrediente que já faz uma grande diferença. Deixe a carne imersa na marinada durante algumas horas e, depois, é só cozinhar. Que tal?

3. Use o bicarbonato no preparo de alimentos empanados

Quando se trata de preparar alimentos empanados – como o frango à milanesa – o bicarbonato de sódio também é muito útil. Ele deve ser usado junto com a farinha de rosca, dando mais crocância. Você pode usá-lo para empanar carnes (inclusive peixes e frutos do mar), salgadinhos de festa e até mesmo vegetais (cebola empanada, por exemplo, fica uma delícia).

4. Também pode ser usado no cozimento de vegetais

Outra dica interessante é colocar uma pitada de bicarbonato na água de cozimento de vegetais – como brócolis, couve-flor outras hortaliças verde-escuras e até mesmo sementes. O bicarbonato faz com que eles fiquem com as cores bem vivas, intensas e com um bom aspecto.

5. Use o bicarbonato na lavagem de frutas e legumes

Na hora de lavar as frutas, legumes e vegetais, você também pode usar um pouco de bicarbonato de sódio. O ideal é que você deixe os alimentos de molho em uma solução com água e bicarbonato durante alguns minutos – assim, eles ficam bem higienizados e prontos para o cozimento.

6. Produto é ótimo para desentupir a pia e dar brilho à torneira

Além de servir para o preparo de alimentos, o bicarbonato de sódio também é indicado para a manutenção da pia e da torneira da cozinha. Uma boa dica é usar a clássica mistura vinagre + bicarbonato de sódio para desentupir o cano. Para isso, jogue primeiro o bicarbonato e, logo em seguida, derrame um pouco do vinagre.

Outra dica interessante é usar a o bicarbonato para limpar a torneira e os registros: prepare uma solução de água morna com bicarbonato e aplique na área com uma flanela. Assim, o metal fica bem mais limpo e com um aspecto brilhante.

7. Bicarbonato também pode ser usado na lavagem das panelas

Sabe aquela mancha de queimado que fica no fundo de algumas panelas? O bicarbonato de sódio também é ótimo para resolver esse problema. Coloque um pouco de detergente e bicarbonato em uma esponja e esfregue bem o local da mancha. Você também pode fazer isso para lavar travessas ou a parte de aço inox do fogão. Caso a mancha continue persistindo, deixe a panela de molho na água quente com o bicarbonato. Depois é só lavá-la normalmente que não tem erro!

fonte: Site da Qualitá

 

Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado 24 horas por dia:
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denúncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais: (63) 981-159-796

0 comentários

Participe! Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

Direção

Editora Chefe: Maju Cotrim Jacob
[email protected]

CEO, CFO, Diretor Executivo e Marketing: Marco Aurélio Jacob
[email protected]

Expediente

Sub Editor: Brener Nunes

Repórter: Lucas Eurílio

Jornalista: Maju Jacob

Estagiária: Luciane Santana

Assistente de Produção: Maitê Sales

TI: Tiago Bega

Presidente do Conselho Consultor: Stênio Jacob

Contatos

Para sugestões, correções, críticas ou entrar em contato:

Redação: (63) 984-631-319
[email protected]

Para anúncios ou parcerias comerciais

Comercial (63) 981-159-796
[email protected]