Parada LGBTI+ de Palmas divulga programação completa deste ano

O Coletivo da Diversidade Tocantinense (CDT) anunciou, através do seu perfil nas redes sociais a programação completa da Semana da Diversidade e da Parada LGBTI+ de Palmas, que acontecerão dos dias 9 a 14 de junho. 

A Semana da Diversidade, que antecede a Parada, tem como foco principal a criação de um espaço de diálogo com e para a comunidade. No dia 01 de junho, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins realizou o evento de nome ‘Nenhum Direito a Menos: Democracia e Cidadania’, com a presença do palestrante Professor Pós-Doutor Alexandre Silva Bortoline de Castro.

Na terça-feira, 09, a abertura dos trabalhos da semana fica por conta do Coletivo SOMOS, que irá realizar uma audiência participativa, apresentando à comunidade projetos promovidos pelo coletivo na Câmara Municipal de Palmas voltados para a causa LGBTI+.

Na quarta-feira, dia 10, no campus de Miracema da Universidade Federal do Tocantins, terá o dia dedicado a palestras sobre a diversidade e o cotidiano. Na noite do mesmo dia, em Palmas, o Coletivo Toca Ballroom se apresenta no Blackbird a partir das 19 horas.

Na quinta-feira, dia 11, acontecerá a Parada Geek, com noite de jogos de tabuleiro como xadrez, etc, e também competição de cosplay com o tema: Comunidade LGBTI+ no Audiovisual.

Na sexta-feira, dia 12, a Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial e Direitos Humanos fará um encontro com a população trans da capital para apresentar o CensoTrans e ouvir demandas da população quanto a outros serviços da Prefeitura de Palmas. 

No sábado, dia 13, o fut feminino realizará o evento: Amigas da Bola, com show ao vivo de Douglas Show, a partir das 16 horas. Às 19 horas, Mini Ball das Cores no Blackbird, apresentado pela Toca Ballroom e a partir das 22 horas, o Lanterna Lounge Bar realizará a Festa Pré-parada.

Domingo dia 14

A concentração da Parada deste ano sairá do estacionamento do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, seguirá pela Avenida NS 02 até ao estacionamento do Paço Municipal onde estará o palco de encerramento. A organização estima que aproximadamente 5 mil pessoas devem acompanhar o trio durante o percurso, que contará com a apresentação de DJs regionais.

LINE UP DA PARADA

Dj Jeffe

Príncipe do Calypso

Duda Ruas

Sandi Santos

Dj Severo

Toca Ballroom

Dj Jeff Ferraz

Programação da Semana da Diversidade:

09 de junho de 2026 (terça-feira)

Local: Câmara Municipal de Palmas

Evento: Audiência Participativa: Abertura da Semana da Diversidade

10 de junho de 2026 (quarta-feira)

Horário: 09h00

Local: Online
Evento: 2º Seminário de Saúde LGBTQIAPN+ do Estado do Tocantins

Horário: 9h00

Local: Auditório da UFT Campus Miracema do Tocantins

Evento: Seminário de Educação e Diversidade

Horário: 19h00

Local: Blackbird

Evento: Apresentação do Toca Ballroom

13 de junho de 2026 (sábado)

Horário: 16h00

Local: Atenas Society

Evento: Atividades Esportivas da Diversidade

Horário: 20:30h 

Local: Blackbird

Evento: Ball das Cores 

Horário: 22h00

Local: Lanterna Lounge Eventos

Evento: Festa da Pré-Parada

14 de junho de 2026 (domingo)

21ª Parada do Orgulho LGBTI de Palmas

Concentração: 14h00

Local: Estacionamento do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho

Encerramento: 23h00

Local: Paço Municipal