
O deputado federal e pré-candidato ao Senado pelo Tocantins, Alexandre Guimarães, utilizou a tribuna da Câmara dos Deputados para defender a tramitação célere da PEC 14/2021, que estabelece aposentadoria especial, integralidade e paridade para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).
Durante sua fala, Alexandre destacou a importância da valorização dessas categorias, que diariamente estão na linha de frente do cuidado com a população brasileira.
“Estou aqui levando voz para quem muitas vezes não tem voz. São profissionais que estão em busca de valorização, respeito e reconhecimento”, afirmou.
A proposta, que já tramita no Senado Federal, prevê regras de transição com base no tempo de função e idade mínima progressiva.
Alexandre Guimarães reforçou seu respeito às categorias e fez um apelo aos senadores para que o tema seja tratado com prioridade.
“Rogo ao Senado Federal que dê a essa matéria a mesma celeridade que dariam se fosse o próprio salário deles que estivesse sendo discutido”, declarou.
O parlamentar também reafirmou seu compromisso com os profissionais da saúde e destacou que continuará acompanhando de perto a tramitação da PEC.