Francinaldo Machado Bó - Foto: Divulgação
Francinaldo Machado Bó - Foto: Divulgação

O coronel Francinaldo Machado Bó, que ganhou projeção nacional ao participar do comando da operação Canguçu, contra criminosos ligados ao chamado “novo cangaço”, é o novo comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins (PMTO). A nomeação foi oficializada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 3.

Ele assume o posto anteriormente ocupado pelo coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza, que deixou a chefia da corporação. A troca também provoca mudanças na Casa Militar do Governo do Tocantins, onde Francinaldo exercia a função de secretário-chefe.

Apesar de ter sido exonerado da secretaria para assumir a Polícia Militar, o coronel continuará à frente da Casa Militar de forma interina. Com isso, acumulará as duas funções e ficará responsável também pelo ordenamento de despesas do órgão.

Com quase três décadas de carreira, Francinaldo ingressou na PM tocantinense em 1998. Sua formação como oficial ocorreu na Academia de Polícia Militar de Minas Gerais.

Ao longo da trajetória, passou por postos estratégicos da corporação, incluindo o Comando de Policiamento da Capital e a Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa, responsável por atividades relacionadas à formação e à capacitação dos policiais militares.

Atuação na operação Canguçu

Um dos episódios de maior destaque de sua carreira ocorreu em 2023, durante a operação Canguçu, mobilizada após ataques a instituições financeiras em Confresa, no Mato Grosso.

A ofensiva reuniu forças de segurança de diferentes estados para localizar integrantes de um grupo criminoso envolvido em ações violentas contra instituições financeiras, modalidade conhecida como “novo cangaço”.

A participação de Francinaldo na operação ampliou sua visibilidade para além do Tocantins, em uma ação marcada pela mobilização de equipes policiais e pelas buscas aos suspeitos.

Além da experiência militar, o novo comandante-geral possui formação acadêmica nas áreas de Geografia, Direito e Segurança Pública.

A mudança ocorre na reta final da atual gestão estadual. Com a nomeação, Francinaldo passa a responder pelo comando da Polícia Militar e, simultaneamente, pela Casa Militar, até que seja definido um titular para a secretaria.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins