Gigante das urnas: Gomes foi o mais votado em oito regiões com desempenho recorde no Bico e 1º colocado em 87 cidades

Reeleito para o Senado Federal, Eduardo Gomes (PL) recebeu 450.191 votos no Tocantins e alcançou uma votação individual superior à dos candidatos que disputaram o governo do estado. O senador terminou o primeiro turno das eleições de 2026 na primeira colocação da disputa ao Senado, com 27,3% dos votos válidos para o cargo.

O resultado chama atenção especialmente pela diferença em relação às duas candidaturas mais votadas ao Palácio Araguaia. Professora Dorinha Seabra (União Brasil) recebeu 386.260 votos, enquanto Vicentinho Júnior (PSDB) obteve 372.848. Ambos avançaram ao segundo turno, marcado para 25 de outubro.

Na comparação direta, Eduardo Gomes recebeu 63.931 votos a mais que Dorinha e 77.343 a mais que Vicentinho Júnior.

Embora as disputas tenham regras e quantidades de votos disponíveis diferentes, a comparação evidencia a dimensão da votação alcançada pelo senador, que obteve apoio em municípios de todas as regiões tocantinenses.

Palmas garantiu mais de 76 mil votos

A maior quantidade de votos de Eduardo Gomes veio de Palmas, onde o senador recebeu 76.469 votos, equivalentes a 24,9% dos votos válidos para o Senado no município.

Araguaína apareceu na segunda posição, com 39.637 votos (22,7%), seguida por Gurupi, com 22.800 (27,5%).

Porto Nacional foi a quarta cidade que mais contribuiu para a votação do parlamentar, com 13.278 votos (20,5%). Na sequência veio Paraíso do Tocantins, com 12.491 (25,7%).

As cinco cidades somaram 164.675 votos, o equivalente a aproximadamente 36,6% de toda a votação recebida por Eduardo Gomes no estado.

O levantamento também destaca Araguatins, no Bico do Papagaio, com 10.289 votos (34%); Colinas do Tocantins, com 10.070 (29,3%); Guaraí, com 6.631 (26,6%); São Miguel do Tocantins, com 6.054 (40,9%); e Augustinópolis, com 5.945 (31,8%).

Entre esses municípios, São Miguel do Tocantins se destaca pela proporção de votos: 40,9% dos votos válidos para o Senado foram destinados a Eduardo Gomes, percentual superior ao registrado nas maiores cidades do estado.

Liderança nas oito regiões do Tocantins

A distribuição regional dos votos também ajuda a explicar o resultado. Conforme o levantamento baseado nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Eduardo Gomes terminou na primeira colocação nas oito regiões de planejamento do Tocantins.

O melhor desempenho proporcional ocorreu no Bico do Papagaio, onde alcançou 32,6% dos votos válidos para o Senado. Em seguida aparecem Meio Norte (29,7%), Sudeste (28,3%), Jalapão (28,2%) e Sul (27,8%).

Na região Norte, o senador obteve 25,7%. Já no Vale do Araguaia e na região Central, registrou 24,8% em cada uma.

A votação no Bico do Papagaio merece destaque também pela diferença em relação aos demais candidatos ao Senado. Na região, Alexandre Guimarães obteve 20,4%, Carlos Gaguim ficou com 19,4% e Eli Borges recebeu 9%.

No Meio Norte, Eduardo Gomes alcançou 29,7%, contra 21,6% de Alexandre Guimarães, 18,1% de Gaguim e 16,5% de Eli Borges.

Primeiro colocado em 87 municípios

Além de liderar regionalmente, Eduardo Gomes foi o candidato mais votado ao Senado em 87 dos 139 municípios tocantinenses, segundo o levantamento. Isso corresponde a aproximadamente 62,6% das cidades do estado.

O senador também apareceu entre os dois mais votados em 121 municípios, o equivalente a cerca de 87% do total.

Os dados mostram que a votação não ficou restrita aos maiores centros urbanos. Embora Palmas, Araguaína e Gurupi tenham contribuído com grandes quantidades de votos, municípios menores, especialmente no Bico do Papagaio, registraram percentuais expressivos de apoio ao parlamentar.

Com 450.191 votos, Eduardo Gomes garantiu a reeleição e permanecerá no Senado por mais oito anos, representando o Tocantins no Congresso Nacional.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins