Restaurante Maria Izabel, de Palmas, é eleito o melhor restaurante a quilo do Brasil

O concurso O Quilo é Nosso 2026 consagrou o restaurante Maria Izabel, de Palmas (TO), como o grande vencedor da edição. O primeiro lugar veio com a receita “Tocantins no Prato”, criado pela chef Regiane Cardoso, que reúne chambari com mocotó, arroz branco na banha de porco, farofa de carne de sol e vinagrete de banana-da-terra. É a primeira vez que o estado conquista o título nacional.

O segundo lugar foi para o Vila Marian Restaurante e Pizzaria, de Barra dos Coqueiros (SE), com o prato “Filé de Peixe ao Molho de Camarão com Arroz de Castanha”, criado por Roseli Santos. A terceira colocação ficou com o Versá Restaurante e Eventos, de Brasília (DF), que apresentou o prato “Naco de anchovas negras em molho cearense”, assinado por Uedison Cunha.

Promovido pela Abrasel em parceria com o Mundo Mesa, o concurso O Quilo é Nosso reuniu 15 restaurantes de diferentes regiões do país na disputa pelo título nacional. A edição deste ano marcou os 10 anos da competição, criada para valorizar a gastronomia e o modelo de restaurante a quilo, um formato genuinamente brasileiro.

As receitas finalistas foram preparadas na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, na segunda-feira (14), diante de um júri técnico. Os pratos foram avaliados a partir de critérios definidos pelo concurso, e o resultado foi anunciado na manhã desta terça-feira (15), durante o Salão Abrasel, realizado no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque Ibirapuera.

Na ocasião, Regiane Cardoso celebrou a conquista. “Ganhar esse prêmio está me trazendo a melhor sensação que já senti desde que abri o restaurante. Eu faço essa comida com muito amor. Cozinho desde os 9 anos para a minha família, por necessidade, e hoje tenho um restaurante que é um grande sucesso no Tocantins. Vim em busca desse prêmio sem muita expectativa, porque minha maior preocupação sempre foi oferecer o melhor aos meus clientes e às pessoas que amo, em forma de comida. Hoje posso dizer que esse prêmio foi muito merecido, justamente porque faço tudo com muito amor, dedicação e estou sempre buscando oferecer o meu melhor. Para mim, a comida é uma das maiores formas de demonstrar amor”, disse.

Sustentabilidade também ganha destaque na competição

Além da avaliação gastronômica, a edição de 2026 também contou com uma premiação voltada à sustentabilidade, uma iniciativa da Abrasel e da Pluxee para reconhecer práticas que contribuem para uma alimentação mais responsável e para a valorização dos recursos naturais. Três restaurantes foram destaque nessa frente.

O Versá Restaurante se destacou pelo aproveitamento de carcaças e aparas de peixe, prática que contribui para a redução de desperdícios e para o melhor aproveitamento dos ingredientes. O Raízes Zen foi reconhecido por uma receita baseada em proteína vegetal, que utiliza castanhas da sociobiodiversidade e reaproveita a água de cocção. Já o Sabor a Mi ganhou destaque pela valorização da biodiversidade amazônica, com o uso de ingredientes como tambaqui, banana pacovã e farinha de Uarini.

A iniciativa amplia o olhar do concurso para além da premiação, valorizando soluções adotadas pelos restaurantes que podem contribuir para a redução de desperdícios, o aproveitamento integral dos alimentos e a valorização da biodiversidade brasileira.

“Celebrar os 10 anos do concurso com pratos espetaculares, é reconhecer a criatividade e a força da gastronomia a quilo no Brasil. Celebramos a paixão de quem transforma a rotina do trabalhador brasileiro, e temos orgulho de ver o setor cada vez mais engajado na sustentabilidade e no combate ao desperdício. Para a Pluxee, é uma honra caminhar lado a lado com esses empreendedores, valorizando iniciativas que fazem a diferença dentro e fora da cozinha”, afirma Antônio Alberto Aguiar (Tombé), diretor-executivo de Estabelecimentos da Pluxee.

Para o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, a competição mostra como um modelo tão presente no cotidiano dos brasileiros também pode ser espaço para criatividade, identidade regional, valorização dos profissionais da gastronomia e adoção de práticas mais sustentáveis.

“O Quilo é Nosso chega aos dez anos mostrando a força de um modelo que faz parte da rotina dos brasileiros e que, ao mesmo tempo, permite uma enorme diversidade de sabores, ingredientes e histórias. Cada restaurante que chega à final representa uma parte dessa riqueza. Mais do que escolher um vencedor, o concurso celebra os empreendedores, cozinheiros e equipes que ajudam a construir a gastronomia brasileira todos os dias, valorizando também iniciativas que geram impacto positivo dentro e fora da cozinha”, afirma.

Confira a receita do prato vencedor do concurso O Quilo é Nosso 2026:

Chambari com Mocotó

Ingredientes:

3 kg de chambari (ossobuco bovino)
2 kg de mocotó bovino cortado
3 unidades de cebolas grandes picadas
10 unidades de dentes de alho amassados
2 unidades de tomates maduros picados
2 unidades de pimentões picados
3 unidades de folhas de louro
2 colheres (sopa) de colorau
Pimenta-do-reino a gosto
Pimenta-de-cheiro a gosto
Sal a gosto
Cheiro-verde picado a gosto
3 colheres (sopa) de banha de porco
Água suficiente para o cozimento

Modo de preparo

  1. Lave bem o chambari e o mocotó.
  2. Na panela de pressão, aqueça a banha de porco e doure o alho e a cebola.
  3. Acrescente o colorau, os tomates e os pimentões, refogando até formar uma base de sabor.
  4. Adicione o chambari e sele bem todos os lados da carne.
  5. Junte o mocotó, cubra com água e cozinhe por aproximadamente 1h30 a 2 horas, ou até que a carne e o mocotó estejam bem macios.
  6. Ajuste o sal, acrescente a pimenta-de-cheiro e finalize com bastante cheiroverde fresco.

Arroz Branco na Banha de Porco

Ingredientes

  • 6 xícaras de arroz branco
  • 2 colheres (sopa) de banha de porco
  • 3 dentes de alho picados
  • Sal a gosto
  • Água quente (aproximadamente 12 xícaras, ou conforme a necessidade do arroz)

Modo de preparo

  1. Aqueça a banha de porco em uma panela.
  2. Doure o alho até ficar levemente dourado e aromático.
  3. Acrescente o arroz e refogue por alguns minutos, envolvendo todos os grãos na banha.
  4. Adicione a água quente e o sal a gosto.
  5. Cozinhe em fogo baixo, com a panela sem tampada, até que a água seque completamente e os grãos fiquem macios e soltinhos.
  6. Desligue o fogo, tampe a panela por 5 minutos e solte o arroz com um garfo antes de servir.

Vinagrete de Banana-da-Terra

Ingredientes

  • 2 bananas-da-terra madura, porém firmes, cortadas em cubos pequenos
  • 3 tomates maduros, sem sementes, cortados em cubos
  • 2 cebolas roxas pequenas picadas
  • Cheiro-verde picado a gosto
  • Suco de 2 limões
  • 150 ml de azeite de oliva
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

  1. Corte as bananas-da-terra e os tomates em cubos pequenos.
  2. Misture delicadamente com a cebola roxa e o cheiro-verde.
  3. Tempere com o suco de limão, o azeite, o sal e a pimenta-do-reino.
  4. Deixe descansar por cerca de 20 minutos para que os sabores se integrem antes de servir.

Farofa de carne de sol

Ingredientes

  • 500 g de carne de sol
  • 700 g de farinha de mandioca puba
  • 2 cebolas grandes picadas
  • 4 dentes de alho amassados
  • 150 g de banha de porco caipira
  • Cheiro-verde picado a gosto
  • 2 pimentas-de-cheiro picadas (opcional)

Modo de preparo

  1. Dessalgue a carne de sol, se necessário.
  2. Cozinhe a carne na pressão por cerca de 30 minutos ou até ficar macia.
  3. Escorra, desfie e reserve.
  4. Em uma panela grande, aqueça a banha de porco.
  5. Doure a cebola até ficar bem douradinha.
  6. Acrescente o alho e refogue por mais 1 minuto.
  7. Junte a carne desfiada e deixe fritar levemente na própria gordura por cerca de 5 minutos.
  8. Adicione a farinha de puba aos poucos, mexendo sempre para incorporar todos os sabores.
  9. Acrescente o cheiro-verde e a pimenta-de-cheiro.
  10. Se desejar uma textura mais fina, passe a mistura no processador ou pilão.

Bom apetite!