
Começaram as filmagens da 2ª temporada da série documental “Na Força da Lei”, de Hermes Leal. Com oito episódios de 26 minutos cada, a produção, que será lançada na TV Brasil, está sendo rodada no estado do Tocantins, com locações na capital, Palmas, na Ilha do Bananal e no Quilombo do Rio Preto.
“Na Força da Lei” aborda as principais leis brasileiras, os efeitos de suas aplicações e como elas vêm mudando e moldando a vida dos brasileiros nas últimas décadas, revelando a importância dessas leis para garantir a manutenção da democracia e assegurar os direitos humanos, dos animais e do meio ambiente.
Nesta nova temporada, serão investigadas leis que estão inovando a sociedade brasileira e que precisam ser discutidas com profundidade, como os direitos dos animais, a polêmica lei do aborto e ainda a lei voltada para a educação, que proíbe celulares nas escolas. Os episódios abordarão também a necessidade do cumprimento de leis que garantem a dignidade da pessoa e dos direitos humanos, como a lei de combate à transfobia e de combate à intolerância religiosa. A série investigará o direito do uso da terra, seja através da Lei do Pequi, que visa proteger a árvore símbolo do Cerrado e do Tocantins, ou da lei de proteção aos quilombolas, que busca a regularização e o reconhecimento de seus territórios. Além de investigar as causas e consequências da lei de proteção aos índios, através da regulação do Marco Temporal.
Na Força da Lei – 2ª Temporada
Série documental, 8 episódios de 26 min. cada, Brasil, 2025
Direção e Roteiro: Hermes Leal
Produção: HL Filmes
Produção Executiva: Julie Tseng
Fotografia: Caio Brettas
Hermes Leal
Hermes Leal é tocantinense, natural de Araguaína. Roteirizou e dirigiu mais de 10 filmes e 6 séries, entre eles, o longa “A Lei e o Medo”, sobre o temor da perda de conquistas democráticas perante a eleição de Bolsonaro, em 2018; “Cineastas” (1ª e 2ª temporadas), seriado biográfico dos principais diretores e diretoras do cinema brasileiro; e “Guerra do Araguaia”, série em 3 episódios sobre o conflito armado que culminou em mais de 70 guerrilheiros desaparecidos na ditadura militar.
Em 2025, realizará as filmagens do longa “A Imagem do Brasil”, que traz novos conceitos para entender o brasileiro e o país. E prepara o filme “Melancolia – Abismo da Existência”, coprodução internacional com a Manny Films, baseada na França e nos EUA.
O cineasta é também escritor, com oito livros publicados, entre eles, “Antes que o Sonho Acabe”, que será filmado pelo diretor pernambucano Lírio Ferreira, com roteiro adaptado do autor.
HL Filmes
Produtora de cinema e TV, sediada no Tocantins, com 5 longas-metragens e 6 séries documentais lançados. Atualmente, está produzindo seu primeiro longa de ficção, a comédia “Chá Revelação”, com direção de Pedro Amorim, em parceria com a Rubi Filmes, com distribuição da Imagem Filmes.
No campo documental, a HL Filmes tem uma marca voltada para cultura, diversidade, direitos humanos e questões ambientais. Produziu o longa-metragem “Idade da Água” (2018), do premiado cineasta Orlando Senna, com participação em mais de vinte festivais, no Brasil e no exterior, e premiado como melhor filme no Cine del Agua, na Argentina.
Produziu séries importantes como “Pensamento Contemporâneo” (a partir do programa Café Filosófico/TV Cultura), e “Amazon Fashion”, do tocantinense Nival Correia, sobre moda e sustentabilidade na Amazônia.