
Brener Nunes- Gazeta do Cerrado
Em um discurso emocionado e repleto de memórias pessoais, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, celebrou nesta terça-feira, 17, o início da implantação do Parque dos Pioneiros, considerado o maior parque urbano linear da Região Norte do Brasil. Ao mesmo tempo em que prestou homenagens e reforçou compromissos, o gestor destacou que o projeto representa um marco social, urbano e afetivo para a capital — especialmente para a população da Região Sul, tradicionalmente vista com estigmas e marcada por carências históricas.
“Este parque transforma tudo o que já foi pensado desde o projeto João do Vale até hoje. Ele resgata o orgulho de morar na Região Sul, uma área muitas vezes estigmatizada, mas que sempre teve muito amor próprio. Aqui, eu vejo cidadania, dignidade e desenvolvimento”, afirmou o prefeito.
Durante sua fala, Eduardo fez questão de elogiar a equipe técnica da Prefeitura, com destaque para o secretário de Planejamento Urbano, Ronaldo Dimas, a quem atribuiu a competência e sensibilidade para conduzir projetos de grande impacto.
“Ronaldo transformou Araguaína quando foi prefeito. Urbanizou bairros inteiros, tirou gente da areia e entregou sete mil casas com quintal. Isso é respeito com o cidadão. É esse padrão que eu quis trazer para Palmas”, declarou.
O prefeito revelou ainda o desejo de construir 4 mil moradias populares por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, em uma área já reservada, e reafirmou que nenhuma família será retirada de onde mora sem garantia de uma alternativa melhor.
“Jamais retiro alguém de um lugar para não dar um lugar melhor. Quem tiver que ser relocado, será respeitado e valorizado. Esse é o meu compromisso e a minha história de vida comprova isso”, disse emocionado, relembrando sua chegada a Palmas “na carroceria de um caminhão”.
Eduardo demonstrou otimismo em relação à aprovação da carta-consulta que viabilizará o financiamento da próxima fase do projeto. A expectativa, segundo ele, é que a confirmação ocorra já nesta quarta-feira (18), por meio do Confiex (Comissão de Financiamentos Externos).
“Estamos todos de joelhos no chão, torcendo por esse resultado. Mas eu tenho a mais absoluta certeza: não será por falta de projeto, força ou determinação que as coisas deixarão de acontecer em Palmas”, enfatizou.
Urbanismo com inclusão e valorização local
O prefeito reforçou que o Parque dos Pioneiros representa mais que uma obra física, mas sim uma nova etapa de desenvolvimento urbano com justiça social. O projeto integra o programa Cidade Presente, em parceria com o Ministério das Cidades e a cooperação técnica alemã da GIZ, e contempla equipamentos urbanos voltados à mobilidade, lazer, educação, cultura, meio ambiente e empreendedorismo.
“Esse será, com a implantação, o trecho mais valorizado de Palmas. Enquanto outros pensam em shoppings, eu penso em cidadania. Palmas nasceu de um sonho desacreditado, e hoje é realidade. O Parque dos Pioneiros segue essa mesma trajetória”, finalizou.