Ex-secretário Fábio Vaz volta às redes, defende Plano feito na gestão e avisa: “O PCCR não é do Fábio, não é do Wanderlei, é uma ação de Estado”

Após um período longe das redes sociais, o ex-secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, voltou a se manifestar publicamente e falou sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da Educação, tema que domina o debate entre professores e servidores da rede estadual nos últimos dias.

Em um vídeo publicado nesta terça-feira, 30, em seu perfil no Instagram, o ex-gestor comentou sobre a expectativa pela publicação do relatório de gestão fiscal, previsto para hoje, etapa necessária para que o texto do PCCR seja encaminhado à Assembleia Legislativa.

“A pergunta que não pode faltar. Já sei! Você não é mais secretário, mas com certeza você vai saber falar sobre o nosso PCCR, que foi tão aguardado, né? Eita, essa pergunta não falta em lugar nenhum, viu?”, começou Fábio Vaz de forma descontraída.

O ex-secretário afirmou que o plano foi elaborado com responsabilidade técnica e diálogo com a categoria, passando por todas as etapas e órgãos competentes durante sua gestão.

“O PCCR da Educação é muito maduro e passou por um processo grande de discussão. Tudo que tinha que ser feito foi feito, passou pelos órgãos devidos e ficou na Casa Civil. Todas as medidas necessárias para o enquadramento foram tomadas pela gestão anterior, e agora é só publicar”, explicou.

Fábio ressaltou ainda que o PCCR não pertence a uma gestão ou figura política específica, mas deve ser entendido como uma política de Estado, construída para garantir valorização e estabilidade à carreira dos educadores.

“O PCCR não é do Fábio, não é do Wanderlei. É uma ação de Estado. Compreendo também que a nova gestão precisa de tempo para compreender o processo, acabou de chegar, não tem nem um mês. Mas quero dizer para todo mundo que o PCCR foi feito com muito amor, carinho, escuta e responsabilidade”, afirmou.

O ex-secretário reforçou o impacto social e simbólico do plano para a categoria, que há anos reivindica valorização e reconhecimento.

“Nossa categoria há muito sofre, já pesaram muito a mão na gente, e eu penso que está pronto. É só encaminhar. Desejo muito sucesso para todos os professores e acredito que a nova gestão vai encaminhar, sim, com certeza, porque nós merecemos. Estamos torcendo para que seja o quanto antes”, concluiu.

A gravação foi feita durante uma visita à Escola Estadual Professora Carmênia Matos Tocantins, em Palmeirópolis, onde Fábio Vaz lecionou antes de ingressar na gestão pública. A unidade é destaque no Estado, com o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Tocantins no Ensino Médio, alcançando nota 5,5.

“Já viram professor de férias… na escola? Pois é, tem a saudade, os amigos e, claro, o cafezinho de lei”, escreveu na legenda da publicação.

Durante o reencontro com professores, o ex-secretário relatou ter recebido diversas perguntas sobre o andamento do PCCR e aproveitou para reafirmar sua torcida pela aprovação.

“Foi um reencontro cheio de afeto, boas lembranças e esperança no futuro da nossa educação. Sei o quanto avançamos pela categoria e sigo na torcida para que o tão esperado PCCR seja finalmente aprovado”, destacou.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins