Gazeta Eleições 2026
Gazeta Eleições 2026

O Tocantins está entre os estados abrangidos por um pedido de prorrogação do horário de votação apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste domingo, 25. A solicitação, feita pela coligação que apoia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pretende estender o funcionamento das seções eleitorais até as 19h em todo o Brasil.

O pedido foi protocolado às 16h22, pouco antes do encerramento do horário regular de votação, previsto para as 17h. A justificativa apresentada envolve dificuldades enfrentadas por eleitores para chegar aos locais de votação, especialmente em razão de problemas no transporte público em diferentes regiões do país.

Embora a solicitação tenha alcance nacional, ainda não havia confirmação de que o TSE tivesse autorizado a ampliação do horário. Portanto, a inclusão do Tocantins no pedido não significa que a votação tenha sido efetivamente prorrogada no estado.

Segundo turno no Tocantins

Neste domingo, os tocantinenses foram às urnas para decidir a disputa pelo Governo do Estado, entre Professora Dorinha Seabra (União Brasil) e Vicentinho Júnior (PSDB), além da eleição para a Presidência da República, disputada por Lula e Flávio Bolsonaro (PL).

Uma eventual decisão do TSE autorizando a prorrogação nacional também alcançaria as seções eleitorais tocantinenses, conforme os termos estabelecidos pela Justiça Eleitoral.

Pelas regras regulares de votação, os eleitores que chegaram às seções até as 17h têm o direito de votar, mesmo que ainda estejam aguardando na fila após esse horário. Essa situação, por si só, não representa uma prorrogação geral.

Campanhas pediram ampliação do horário

Além do pedido nacional apresentado pela coligação de Lula, a campanha de Flávio Bolsonaro também solicitou a extensão do horário de votação em municípios de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, alegando dificuldades provocadas por chuvas e alagamentos.

As solicitações foram encaminhadas à Justiça Eleitoral para análise.

No caso do Tocantins, a possibilidade de extensão decorre do pedido que abrange todo o território nacional, e não de uma solicitação específica apresentada em razão de problemas registrados no estado.

A Gazeta do Cerrado acompanha os desdobramentos da decisão do TSE e a apuração dos votos para o Governo do Tocantins e a Presidência da República.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins