Educação

Meio Ambiente: Alunos produzem vassouras com garrafas pet em projeto de escola no interior do TO

Os alunos também estudam as formas de descarte correto dos diversos tipos de produtos que vão para o lixo

Meio Ambiente: Alunos produzem vassouras com garrafas pet em projeto de escola no interior do TO

Com a realização do projeto, os estudantes mostraram que é possível cuidar melhor do meio ambiente – Foto – Divulgação

Os estudantes do Colégio Estadual Joaquim de Sena e Silva, de Combinado, realizaram um diagnóstico sobre o recolhimento do lixo na cidade e encontraram muitas garrafas pets jogadas nos espaços vazios. A partir dessa avaliação, a escola optou por confeccionar as vassouras utilizando as garrafas pets.

“Esse projeto está sendo desenvolvido com o intuito de reduzir os impactos ambientais, gerar rendas e ao mesmo tempo destinar as tampinhas para o Hospital de Amor”, explicou a professora Elcy Graciano de Melo Antunes. O projeto também conta com a ajuda da professora Maria de Lourdes Lopes.

A professora Maria de Lourdes orientando o estudante sobre o corte do material – Foto – Divulgação

A primeira tarefa foi recolher as garrafas pets que estavam espalhadas pela cidade, em seguida foi selecionada a turma conforme o itinerário formativo em Trilha de Aprofundamento da Área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com o tema Energias Renováveis.

A produção das vassouras está sendo vendida na escola, nas cidades vizinhas, e os recursos arrecadados serão destinados à premiação de alunos leitores e destaques no bimestre. A iniciativa é realizada com a parceria da equipe da biblioteca.

Os alunos também estudam as formas de descarte correto dos diversos tipos de produtos que vão para o lixo.

Aprendizagens

Equipamento usado na confecção das vassouras – Foto – Divulgação

Os estudantes que integraram o projeto falaram de suas aprendizagens. “Eu achei interessante fabricar as vassouras, pois nos ensina sobre a reciclagem, e a sabermos cuidar melhor do lixo que produzimos. E é um projeto que, na prática, pode nos render lucros”, comentou a aluna Germina Moreira Brito Castro, 27 anos.

“Participar do projeto de confecção de vassouras ecológicas nos ajudou a pensar sobre o empreendedorismo com a geração de rendas e a nossa responsabilidade para com o meio ambiente”, frisou a estudante Erika Soares Simões, 17 anos.

O estudante Daniel Santana Soares, 17 anos, destacou que o trabalho de transformar as garrafas pets em vassouras ajudou a refletir sobre o processo de transformação dos produtos.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Associação Intermunicipal de Catadores de Materiais Recicláveis “A Recicle Vale do Rio Palma”/ONG Voz Ambiental e a FARCOM/TO (Federação das Rádios Comunitárias do Tocantins).

Fonte – Secom Tocantins