UFNT consolida protagonismo com recondução ao Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do TO

A Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) mantém sua participação no Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Tocantins (CEEI/TO) com a recondução do professor Francisco Ediviges Albuquerque como conselheiro titular. A posse ocorreu durante a I Plenária Ordinária do colegiado, realizada entre os dias 14 e 16 de abril, na sede da Secretaria de Estado da Educação do Tocantins (Seduc), na capital tocantinense.

Este é o segundo mandato do docente como representante da UFNT no conselho, agora para o período de 2026–2030. A professora Danielle Mastelari Levrorato permanece como suplente. A nova composição foi formalizada por meio do Ato nº 1.739, publicado no Diário Oficial do Estado nº 7.038, de 13 de abril de 2026.

Órgão consultivo, deliberativo e de assessoramento vinculado à Seduc, o CEEI/TO tem como finalidade garantir a participação direta dos povos indígenas nas decisões relacionadas à educação escolar indígena no estado. A criação do conselho resulta de um processo histórico iniciado em 2001 e institucionalizado em 2005, sendo posteriormente atualizado para ampliação de sua composição.

A cerimônia de posse reuniu representantes dos oito povos indígenas do Tocantins — Apinajé, Ãwa-Canoeiro, Javaé, Karajá, Karajá Xambioá, Krahô, Krahô-Kanela e Xerente — além de instituições parceiras, como universidades, órgãos federais e entidades da sociedade civil. Atualmente, o colegiado possui composição majoritariamente indígena, reforçando seu caráter participativo e representativo.

Durante a solenidade, a secretária de Estado da Educação, Celestina Souza, destacou o papel do conselho como espaço legítimo de diálogo e construção coletiva de políticas públicas. Também presente, o procurador-chefe do Ministério Público Federal no Tocantins, Álvaro Lotufo Manzano, ressaltou a relevância do CEEI/TO na formulação e acompanhamento das ações voltadas à educação escolar indígena.

Ao longo de sua trajetória, o conselho tem contribuído para avanços significativos, como o fortalecimento da participação indígena na gestão educacional, melhorias na infraestrutura das escolas, criação de normativas específicas e realização de concursos públicos voltados às comunidades indígenas, além da consolidação de um regimento interno e da garantia de orçamento próprio.

A permanência da UFNT no colegiado, agora em segundo mandato consecutivo, reforça o compromisso institucional com a promoção de uma educação intercultural, inclusiva e socialmente referenciada. A atuação da universidade contribui para qualificar o debate e fortalecer as políticas públicas educacionais voltadas aos povos indígenas do Tocantins.

Composição do CEEI/TO (2026–2030)

Representantes dos povos indígenas

Apinajé

Titular: Sheila Baxy Pereira de Castro Apinagé
Suplente: Emílio Dias
Titular: Célio Ribeiro Dias Apinagé
Suplente: Fabrício Laranja Salvador Apinagé

Ãwa-Canoeiro

Titular: Kupere Silva Ãwa
Suplente: Jãtemy Jawaj Silva Ãwa
Titular: Typyire Silva Ãwa
Suplente: Kamutaja Silva Ãwa

Javaé

Titular: Vantuíres Oliveira Martins Javaé
Suplente: Alex Ricardo Idjaruma Javaé
Titular: Robson Haritianã Javaé Araújo
Suplente: Valdemir Filho Teixiby Javaé

Karajá

Titular: Waxiy Maluá Karajá
Suplente: José Hani Karajá
Titular: José Uriawá Karajá
Suplente: Denis Karajá

Karajá Xambioá

Titular: Robson Jahuri Karajá
Suplente: Glalko Kuriaru Brito Karajá
Titular: Selma Feitosa Karajá
Suplente: Marlene da Silva Karajá

Krahô

Titular: Indiarruy Cân Krahô
Suplente: Sandro Tomte Krahô
Titular: Márcia Peke Krahô
Suplente: Sandra Pytkwýj Krahô

Krahô-Kanela

Titular: Noé Gaio Ribeiro Chaves
Suplente: Geane Coelho Ribeiro
Titular: Ezequiel Krajkraj Matos Gomes Krahô Kanela
Suplente: Olga Cukrékwoyj Ribeiro Costa Krahô Kanela

Xerente

Titular: Valci Sinã
Suplente: Antônio Krêwanzu Xerente
Titular: Lúcia Ktidi Xerente
Suplente: Gilda Xerente de Sousa

Secretaria de Estado da Educação – Seduc

Titular: Amaré Gonçalves Brito
Suplente: Eugislane Kawala Moreira Lima Karajá
Titular: Railton Moreira Txubuaré Karajá
Suplente: Felipe Kometani Melo
Titular: Leandro de Souza Vieira
Suplente: Sílvia Letícia Gomes da Silva Xerente

Conselho Estadual de Educação – CEE

Titular: Heliane Concesso Pereira Borges
Suplente: Luciene Siqueira Freitas
Titular: Hélcio da Silva Coelho
Suplente: Luzineth Cardoso Gomes

Instituições

Associação dos Professores Indígenas do Tocantins (Aspit)

Titular: Paulo Kumaré Karajá
Suplente: Doriovaldo Ijau Javaé

Conselho Indigenista Missionário (Cimi)

Titular: Ivanilda Torres dos Santos
Suplente: Jucilene Gomes Correia

Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei/TO)

Titular: Haratumá Warasi Maurerri Javaé
Suplente: Aurimar Gonçalves Sousa

Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai)

Titular: Adriano Dias Gomes Karajá
Suplente: Maria Djane Luz Viana dos Santos

Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Titular: Luciane Silva de Souza
Suplente: Odilon Rodrigues de Morais Neto

Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Titular: Francisco Ediviges Albuquerque
Suplente: Danielle Mastelari Levrorato