Aline é natural de Araguanã e hoje cursa o 4º período de Educação Física - Foto: Divulgação
Aline é natural de Araguanã e hoje cursa o 4º período de Educação Física - Foto: Divulgação

A jovem Aline Jordânia de Carvalho Santos, de apenas 20 anos, acaba de conquistar um dos maiores feitos de sua carreira esportiva: a convocação para a Seleção Brasileira que disputará os Jogos Parapan-Americanos de Jovens, no Chile, entre 31 de outubro e 9 de novembro.

Natural de Araguanã, no norte do Tocantins, Aline começou a trilhar seu caminho no esporte ainda adolescente, quando estudava na rede estadual de ensino e teve seu talento revelado nas aulas de Educação Física do Colégio Estadual Machado de Assis.

Hoje, cursando o 4º período de Educação Física, Aline é símbolo de superação e inspiração. Desde os 13 anos, ela brilha nas competições do Parajets (Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins), e se tornou um dos principais nomes do paradesporto tocantinense.

Com nove medalhas nas Paralimpíadas Escolares, o maior evento nacional para atletas com deficiência em idade escolar, Aline acumula recordes e títulos expressivos.

Em 2019, conquistou o ouro no atletismo e quebrou dois recordes nas provas de peso e pelota. Em 2021, foi vice-campeã no peso, dardo e disco. Já em 2022, levou três medalhas no atletismo.

No ano passado, surpreendeu novamente ao migrar para o halterofilismo, encerrando sua participação nas competições escolares como vice-campeã na categoria até 61 kg.

“Em 2018, quando participei pela primeira vez dos Parajets, não fazia ideia de que isso iria mudar a minha vida para sempre. O amor pelo esporte é tão grande que despertou em mim o desejo de cursar Educação Física, para um dia ser técnica também”, contou a atleta.

A trajetória de Aline é resultado de muito esforço e da dedicação de profissionais que acreditaram em seu potencial, como o professor Rafael Gabarrão, seu treinador desde os primeiros treinos em Araguanã.

“Os Parajets mudaram a vida da Aline e de muitos outros atletas. É um programa que dá visibilidade e confiança. Ver Aline chegar ao Parapan é a prova de que investir no esporte transforma vidas”, afirmou o técnico.

Agora, prestes a representar o Brasil em sua primeira competição internacional, Aline vive a emoção de realizar um sonho.

“Representar o Brasil é uma responsabilidade enorme. Quero dar o meu melhor para retribuir todo o apoio que recebi da minha escola, da minha família, do meu treinador e do Clube ACS”, declarou.

Para o diretor de Lazer, Cultura e Desporto Escolar da Secretaria de Estado da Educação, Tiago Evangelista, a história da atleta resume o poder da educação e do esporte como instrumentos de inclusão e transformação.

“A trajetória da Aline mostra a força da escola pública como espaço de oportunidades. Ela leva o nome do Tocantins para o mundo e inspira outros jovens a acreditarem em seus sonhos”, destacou.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins