Ponte em Pedro Afonso: comitê se reúne com MPF e DNIT para cobrar promessas não cumpridas

Representantes da Comissão Interinstitucional de Coordenação das Ações Relacionadas à Interdição da Ponte da BR-235, entre Pedro Afonso e Tupirama, terão uma reunião nesta terça-feira, 6, com o Ministério Público Federal (MPF) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O encontro está marcado para as 14h, na sede do MPF, em Palmas, e será mediado pelo procurador da República no Tocantins, Álvaro Manzano. O objetivo é discutir o andamento das medidas anunciadas para reduzir os transtornos provocados pelas restrições na travessia sobre o Rio Tocantins e cobrar providências que ainda não foram efetivamente implantadas.

O comitê é o mesmo que organizou a audiência pública realizada em Pedro Afonso, no último mês de agosto, com participação de mais de 1.000 pessoas, para discutir os impactos da interdição da ponte, ocorrido em maio deste ano, e buscar alternativas para a mobilidade e o escoamento da produção regional.

Das medidas anunciadas pelo diretor de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fábio Pessoa da Silva Nunes, apenas a liberação da ponte para veículos leves foi implementada.

Até o início desta semana, as outras providencias não haviam sido executadas. São elas:

  • Lançamento do edital de licitação para a construção da nova ponte, previsto para agosto. O projeto contemplará uma ponte duplicada, já antecipando a futura duplicação da BR-235.
  • A disponibilização de quatro balsas para a travessia gratuita de cargas e pessoas no Rio Tocantins.
  • A contratação das empresas para construir duas pontes de concreto e realizar a recuperação viária do trecho de terra da TO-010 entre Pedro Afonso e Tocantínia, e o recapeamento do trecho pavimentado entre Tocantínia e Lajeado. A rodovia estadual vem sendo utilizada como rota alternativa para quem viaja a Palmas, mas conta com muita poeira e pontes de madeira que oferecem riscos aos usuários.
    Comissão
    A Comissão Interinstitucional de Coordenação das Ações Relacionadas à Interdição da Ponte da BR-235 é composta pelas seguintes instituições:
  • Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA).
  • Sindicato Rural de Pedro Afonso e Região (Sirpar).
  • Prefeitura de Pedro Afonso.
  • Câmara Municipal de Pedro Afonso.
  • Associação Comercial e Industrial de Pedro Afonso (ACIPA).
  • Movimentos Pró-BR-235 e Pró-TO-010.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins