
Amanda Melina/Governo do Tocantins
Reforçando o compromisso do Governo do Tocantins com a sustentabilidade e o fortalecimento das comunidades tradicionais, a Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins (Sepot) apresentará aos visitantes da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2026) modelos de turismo e agricultura sustentável desenvolvidos dentro dos territórios originários e tradicionais do estado. A 26ª edição da feira ocorre desta terça-feira, 12, a sábado, 16, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Mendanha, em Palmas.
Durante o evento, a Sepot destacará um modelo de agricultura familiar sustentável desenvolvido no território do povo Xerente. Seguindo diretrizes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o formato conhecido como “Sistemão” consiste em uma modalidade na qual diversas espécies de plantas são cultivadas em um pequeno espaço. O sistema contribui para a segurança alimentar das comunidades e possibilita a geração de renda por meio do cultivo sustentável.
A presidente da Associação dos Brigadistas Indígenas Xerente (Abix), Ana Shelley Xerente, ministrará nesta sexta-feira, 15, às 10 horas, uma palestra aberta ao público sobre o “Sistemão, no auditório da Secretaria da Pesca e Aquicultura do Tocantins (Sepea), na Agrotins.
Ainda na quinta-feira, às 11 horas, a Sepot apresentará uma modalidade de turismo ecológico desenvolvida no território indígena da Ilha do Bananal. O líder indígena Carlinhos Javaé compartilhará o modelo de turismo sustentável realizado por meio de parceria entre o povo Javaé e uma empresa privada. Por estar localizada em área de preservação ambiental do Parque Nacional do Araguaia, a iniciativa conta com acompanhamento e fiscalização da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do próprio povo Javaé, garantindo o respeito à biodiversidade e às comunidades indígenas da região.
O secretário de Estado dos Povos Originários e Tradicionais, Ercivaldo Xerente, destaca a importância de apresentar as iniciativas das comunidades tradicionais em uma feira da magnitude da Agrotins. “O Governo do Tocantins tem trabalhado para fortalecer iniciativas sustentáveis dentro dos territórios originários e tradicionais, valorizando os conhecimentos dos povos indígenas e promovendo geração de renda com respeito ao meio ambiente. Na Agrotins, a Sepot apresenta experiências que mostram que é possível unir preservação, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Durante todos os dias da Agrotins 2026, a equipe da Sepot estará presente para apresentar aos visitantes as ações da Secretaria que reforçam a importância da valorização cultural e da preservação dos povos originários e tradicionais, dentro e fora dos territórios. Artesãos indígenas e quilombolas também participarão da programação, expondo peças confeccionadas em seus territórios com elementos tradicionais do Cerrado.
Agrotins
Ao longo de 26 edições, a Agrotins se consolidou como a maior feira agrotecnológica da Região Norte do Brasil, promovendo inovação, desenvolvimento econômico e fortalecimento do setor produtivo no Tocantins. A feira é realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, reunindo instituições públicas, setor privado, pesquisadores, produtores e comunidades tradicionais em um espaço de diálogo sobre tecnologia, sustentabilidade e desenvolvimento para o estado.