
Reportagem Gazeta do Cerrado
Durante solenidade que marcou a entrega de equipamentos agrícolas e a apresentação de novos investimentos em saúde para o Tocantins, a senadora Professora Dorinha (União Brasil) anunciou publicamente sua disposição em disputar o Governo do Estado em 2026. Com um discurso centrado na prestação de serviços e no fortalecimento da saúde pública, Dorinha afirmou que colocará seu nome à disposição da população e que sua pré-candidatura será construída com base no trabalho realizado ao longo de sua trajetória política.
“Eu sou pré-candidata ao governo, coloco meu nome aqui para o estado. Muita gente me pergunta isso. E eu quero mostrar para o Tocantins que eu sou a melhor opção. E vou mostrar isso com trabalho e com dedicação”, declarou a senadora.
A fala ocorreu durante a entrega de 87 tratores aos municípios tocantinenses pela Codevasf. Ela ainda falou de novos projetos de saúde no Estado, como o início das obras do Hospital Universitário da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas, e a criação do Instituto do Rim, voltado a atender pacientes renais crônicos e a realizar transplantes no próprio estado. “O recurso para começar esse hospital, que é um sonho, já está em andamento. Um hospital de ponta na área de cardiologia, cirurgia, consultas, que vai mudar a realidade da nossa saúde pública”, garantiu.
Segundo Dorinha, o Instituto do Rim será fundamental para acabar com o sofrimento de milhares de tocantinenses que precisam se deslocar semanalmente para outros estados em busca de hemodiálise e transplante renal. Ela relatou o drama de um servidor de seu gabinete que, mesmo com doador compatível, perdeu oportunidades de transplante por estar longe do centro cirúrgico.
“Tem sofrimento maior do que isso? Sentar numa máquina, três vezes por semana, enfraquecendo os órgãos, sem ter perspectiva? Nós vamos fazer isso aqui em Palmas, com uma área já doada pela prefeitura, com apoio do Instituto ProRim. Isso é dignidade para quem precisa de saúde”, afirmou.
Compromisso com a interiorização da saúde
Além dos projetos em Palmas, a senadora anunciou recursos para a ampliação do hospital da EBSERH da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em Araguaína. “A saúde tem que estar perto das pessoas. Estamos trabalhando para garantir atendimento de qualidade também na região norte do estado”, pontuou.
Dorinha fez questão de destacar que a atuação da bancada federal tocantinense tem sido marcada pela união e esforço coletivo. “Aqui nós não temos disputa de lugar. Cada um tem um papel diferente, mas todos estamos trabalhando para o povo do Tocantins. Os deputados estaduais, como Jair Faria e Nilton Franco, têm sido grandes parceiros, assim como o deputado federal Gaguim e outros colegas de bancada”, reforçou.
Pré-candidatura nasce de trajetória e serviço prestado
Ao anunciar sua pré-candidatura, Dorinha destacou sua experiência política e administrativa. “Fui secretária de Educação por quase 10 anos, tive três mandatos como deputada federal e agora estou no Senado. Não estou aqui por acaso. A minha caminhada sempre foi de entrega, compromisso e diálogo”, declarou.
Em tom respeitoso, a senadora evitou antecipar o debate eleitoral, mas reconheceu que o momento de se posicionar chegou. “Brinco com o Gaguim para não falar de eleição, porque eu não quero colocar ninguém em situação antes da hora. Mas é preciso assumir o compromisso. Eu quero mostrar que tenho preparo, coragem e compromisso com este estado”, afirmou.
Dorinha também comentou sobre a dificuldade da atuação parlamentar em Brasília, valorizando o desempenho dos deputados federais do Tocantins: “Tem deputado estadual que foi pra Brasília e quer voltar, porque é diferente. A dinâmica, a cobrança e o relacionamento são outros. E quem trabalha, aparece”.
A senadora encerrou seu discurso reafirmando o foco nas entregas para a população e na responsabilidade de transformar o Tocantins: “Eu quero continuar servindo ao povo do meu estado. E quero fazer isso com ainda mais capacidade de decisão, com ainda mais compromisso. O Tocantins pode mais, e eu estou pronta para liderar esse caminho”.