Palmas

Acipa elogia prefeitura por não prorrogar decreto: "comércio estava sendo penalizado"

Joseph Madeira, presidente da Acipa - Divulgação
Joseph Madeira, presidente da Acipa - Divulgação

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA), Joseph Madeira, avaliou positivamente a não prorrogação, por parte a Prefeitura de Palmas, do decreto que restringia os horários de funcionamento do comércio de Palmas. A medida, que foi prorrogada por três vezes, desta vez não foi republicada.

Segundo o presidente da Acipa, o comércio estava sendo penalizado. “A decisão demorou muito, mas agora que saiu avaliamos de forma positiva. Desde o começo alertamos que o diálogo deveria prevalecer, observando também as demandas dos comerciantes. Tivemos muitas perdas, em especial para bares e restaurantes que vinham sendo muito penalizados, com muitos que fecharam suas portas e com demissões que chegaram à marca de 10 mil (pesquisa da CDL)”, afirma Madeira.

O presidente ressalta ainda que a medida prejudicou apenas o comércio, uma vez que no período não houve redução dos casos de Coronavirus. De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Palmas possui 14.112 casos e 111 mortes por Covid-19.

Atuação da Acipa – Desde o início da pandemia a Acipa tem se colocado à disposição para o diálogo com os poderes públicos municipal e estadual, incentivando a reabertura gradual e responsável do comércio. Além de, conquistar na Justiça, a suspensão do decreto da Lei Seca em desfavor da Prefeitura. “O comércio não podia mais ser penalizado”, concluiu o presidente.

Sobre o decreto – O decreto não permitia o funcionamento de atividade não essenciais de funcionar entre 20h e 5h (bares, restaurantes, academias entre outros, estavam contemplados). Para os supermercados, o horário limite de funcionamento era às 22h. O documento começou a valer no dia 13 de julho e terminaria no dia 27, mas o município resolveu prorrogar até o dia 6 de agosto; em seguida, houve nova prorrogação para o dia 31 de agosto e mais uma até o dia 10 de setembro.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins