Palmas

Em Palmas, vacinação contra dengue é ampliada temporariamente para público geral até 59 anos

Vacina QDenga contra a dengue - Foto - André Araújo/Governo do Tocantins
Vacina QDenga contra a dengue - Foto - André Araújo/Governo do Tocantins


Vacina QDenga contra a dengue – Foto – André Araújo/Governo do Tocantins

A partir de segunda-feira, 3, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) ampliará temporariamente o público-alvo da vacinação contra a dengue, passando a incluir pessoas sem comorbidades com idade entre quatro e 59 anos. Desta forma, qualquer pessoa dentro desta faixa etária poderá ser vacinada, com exceção das gestantes e pessoas imunocomprometidas, grupo que não deve tomar o imunizante Qdenga. Vacinação segue disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USF).

A Semus adotou a medida para evitar o descarte de imunizantes, em razão da proximidade do vencimento do primeiro lote enviado pelo Ministério da Saúde, tendo como prazo final de uso o dia 30 de junho. Desta forma, a secretaria pretende imunizar nas próximas semanas, cerca de quatro mil pessoas, com a primeira dose. O esquema vacinal é composto por duas aplicações com intervalo de três meses entre elas.

A ampliação é temporária e será encerrada no final do mês ou até durar o estoque disponibilizado especificamente para esta ampliação. Tão logo a ação seja finalizada, a Semus retomará a vacinação exclusivamente para crianças e adolescentes de dez até 14 anos.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins