Capital

Evento no Centro de Convenções vai celebrar aniversário de 32 anos da Guarda Metropolitana de Palmas 

Evento no Centro de Convenções vai celebrar aniversário de 32 anos da Guarda Metropolitana de Palmas 

A Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) comemora mais um ano de sua trajetória com uma solenidade especial no Centro de Convenções de Palmas, nesta segunda-feira, 10, a partir das 10 horas. O evento, que comemora os 32 anos da instituição, contará com a presença do prefeito, Eduardo Siqueira Campos, autoridades, agentes da corporação e convidados.

Durante a solenidade será realizada uma entrega simbólica de novos armamentos para a categoria e prestadas homenagens a integrantes da GMP e autoridades que contribuíram para o desenvolvimento da Guarda.

Guarda Metropolitana de Palmas

Criada pela Lei Complementar nº 001, sancionada em 9 de fevereiro de 1993, a GMP nasceu com a missão de proteger os bens públicos e instalações do município, atuando subsidiariamente no apoio à Polícia Militar. Desde sua fundação, a corporação passou por diversas fases de crescimento e consolidação, sendo peça fundamental na segurança da capital tocantinense.

O primeiro concurso público para a Guarda foi realizado em 15 de fevereiro de 1993, e a formatura da turma pioneira ocorreu no dia 1º de setembro do mesmo ano. Desde então, a instituição ampliou seu efetivo, realizou novos concursos e aprimorou sua estrutura para melhor atender a população. Em 1998, foi formada a primeira turma feminina, um marco para a corporação. Atualmente, a GMP conta com um efetivo de 198 guardas, sendo 25 mulheres e 173 homens, distribuídos em diferentes áreas de atuação na segurança pública municipal.

Após 20 anos, em 2022, a Guarda Metropolitana iniciou um novo concurso e em novembro de 2023 teve início o curso de formação previsto para ser finalizado entre abril e maio de 2025. Atualmente são 95 alunos Guardas.

A trajetória da GMP também está marcada por mudanças estruturais. Inicialmente, o quartel da corporação funcionou provisoriamente na ARSE 91, no prédio da Escola Municipal Darcy Ribeiro, passando depois para o Centro Comunitário de Taquaralto e, posteriormente, para a área onde hoje está localizado o Parque Cesamar. Ao longo dos anos, a instituição consolidou seu papel na proteção da cidade e de seus cidadãos.