SPU Tocantins concede guarda provisória de imóvel à UFT para futura instalação da Casa do Estudante em Palmas



A Superintendência do Patrimônio da União no Tocantins (SPU/TO) assinou nesta sexta-feira, 15, às 9h, o Termo de Guarda Provisória de um imóvel destinado à Universidade Federal do Tocantins (UFT) para a futura instalação da Casa do Estudante no Campus Palmas.

O imóvel, anteriormente ocupado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), está localizado na Quadra 302 Norte, Avenida Joaquim Teotônio Segurado, no município de Palmas/TO. De acordo com informações da SPU/TO, o espaço abrange uma área total de 4.680,00 m², com 1.288,00 m² de área construída, e está avaliado em aproximadamente R$ 5 milhões.

Durante a assinatura do Termo de Guarda Provisória do imóvel, o Superintendente do Patrimônio da União no Tocantins, Edy Cesar dos Passos Júnior, afirmou que há uma grande parceria entre a SPU/TO e a UFT, e que essa entrega é uma dentre muitas que estão sendo formalizadas. O projeto da Casa do Estudante atenderá à demanda de habitação estudantil e será um espaço de extensão universitária.

“Acreditamos que esta destinação do imóvel para a UFT cumpre com a função social e os interesses sociais tão presentes nas políticas públicas defendidas pelo nosso atual governo. Vamos oferecer mais acesso e permanência na educação aos nossos estudantes, principalmente àqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como indígenas e quilombolas. Além disso, parte das vagas será destinada aos estudantes do Programa de Residência Médica da UFT. É realmente uma entrega importante para nós da SPU/TO”, ressaltou.

Segundo a Reitoria da UFT, além dos benefícios diretos aos estudantes que residirão na Casa, a gestão da Universidade prevê uma economia de cerca de R$ 6 milhões já no primeiro ano de implantação. A estrutura incluirá também uma Escola de Extensão, destinada a atender demandas da comunidade externa, com um auditório e salas de reunião. De acordo com a UFT, além da redução dos custos orçamentários, essas ações visam ampliar o alcance social da Universidade, representando um avanço significativo na educação inclusiva e de qualidade, contribuindo assim para o desenvolvimento social do Estado do Tocantins. “Essa moradia estudantil fecha um ciclo em busca de garantir a permanência dos nossos estudantes em situação de vulnerabilidade social. Quero agradecer e reconhecer o papel que a SPU/TO vem desempenhando na gestão do patrimônio aqui no Tocantins, sendo sensível às necessidades da nossa região”, afirmou o Reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato.

Para o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFT, Maykon Costa Alves, “a Casa do Estudante é uma conquista muito importante para auxiliar na permanência dos estudantes na universidade”. Em sua fala, Maykon agradeceu ao Superintendente da SPU/TO por atender prontamente ao pedido do DCE na destinação do imóvel para a instalação da Casa do Estudante do Campus Palmas.

Estiveram presentes também no ato de assinatura do Termo de Guarda Provisória do imóvel, o Deputado Federal Ricardo Ayres; o Deputado Estadual Júnior Geo; o representante do gabinete da Senadora Dorinha Seabra Rezende, Marcelo Lucena; o Vice-Reitor da UFT, Marcelo Leineker; o Diretor do Campus Palmas da UFT, Moisés de Souza Arantes; o Coordenador da SPU/TO, Rafael Amorim, além de servidores da UFT e da SPU, e estudantes que serão beneficiados com a entrega do prédio.

Conheça a Futura Casa do Estudante do Campus Palmas da UFT

De acordo com o projeto inicial da Casa do Estudante do Campus Palmas, a estrutura contará com 15 apartamentos, cozinha coletiva, banheiros, sala de estudos, salas de reuniões e um auditório com capacidade para 70 pessoas, além de áreas de lazer, como quadra de areia e quiosques. Estima-se que aproximadamente 80 estudantes terão residência na Casa. Sua localização estratégica proporcionará aos estudantes fácil acesso a serviços essenciais e de lazer na cidade, incluindo a proximidade com o Campus da UFT, o Restaurante Comunitário, o SESC Palmas, Unidades de Saúde e espaços culturais, fortalecendo assim a integração com a comunidade local e ampliando as oportunidades para os estudantes.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins