Foto- Divulgação/UniCatólica 

Foi durante o último semestre de 2021, na disciplina de “Física aplicada às Ciências Agrárias”, que um grupo de acadêmicos do curso de Agronomia do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) desenvolveu um mini pulverizador voltado à agricultura familiar para ajudar as produções dos pequenos agricultores do Estado.

Entre as principais funcionalidades da ferramenta estão: agilizar e garantir maior eficiência para o pequeno produtor, redução da jornada de trabalho; diminuir custos e gerar crescimento para o setor, expandindo também as áreas de produção.

A iniciativa contou com o apoio do professor da disciplina, Rafael dos Anjos, que comenta a necessidade das vivências práticas para a formação do profissional. “O projeto político pedagógico dos cursos do UniCatólica já indica que as disciplinas devem possuir caráter prático, deste modo utilizamos a metodologia de aprendizagem baseada em projetos, onde todos os estudantes apresentam os produtos desenvolvidos ao longo do semestre. Os problemas devem ser reais e já estamos trabalhando há dois semestres com situações associadas ao produtor rural de baixa renda. Por isso deixo um convite: se algum produtor rural tiver demandas, procure a Instituição e iremos construir projetos que solucionem ou facilitem a sua vida”, explicou o docente.

Um dos idealizadores do equipamento é o estudante do quarto período de Agronomia, Jhenisson Silva Batista. Ele conta as experiências adquiridas com a aplicação desse tipo de metodologia de aprendizagem. “Além de ser um trabalho em equipe saudável, faz com que a gente busque conhecimentos, onde somos conectados diretamente com o produtor rural na procura de melhorias para facilitar a vida no campo. É excelente quando se une Universidade e vida em campo. Acredito que dentro de cada universitário, seja ele do curso de Agronomia ou não, exista grandes ideias construtivas para serem desenvolvidas para melhorar o mundo”, destacou o acadêmico.

Foto – Divulgação/UniCatólica

O surgimento do projeto
Levando em consideração a necessidade de controle de plantas daninhas, por meio da aplicação de agrotóxicos proporcionados pela adoção da agricultura de precisão, o grupo resolveu idealizar um mecanismo que favorecessem o pequeno agricultor com o desenvolvimento de um sistema de aplicação de agrotóxicos.

Com isso, os alunos decidiram produzir um equipamento que pudesse ajudar o agricultor familiar no seu dia a dia, uma vez que o cultivador agrícola de pequeno porte nem sempre dispõe de recursos suficientes para aquisição de maquinários para essa finalidade ou até mesmo em situações que a propriedade não comporta máquinas de grande porte.

A previsão é que em breve o produto entre para a comercialização no mercado.

Por Kezia Noá