
A corrida pelo Palácio Araguaia e pelas duas cadeiras do Tocantins no Senado será medida em uma nova pesquisa eleitoral que começa a ir às ruas nesta terça-feira, 25. Encomendado pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), o levantamento custou R$ 210 mil e será realizado pelo instituto Paraná Pesquisas.
A sondagem vai concentrar as perguntas na disputa estadual. A eleição para presidente da República não entrou no questionário.
Serão ouvidos presencialmente 1.504 eleitores, em entrevistas realizadas nos domicílios entre esta terça e quinta-feira, 27. Com margem de erro estimada em 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos, e nível de confiança de 95%, os números poderão ser divulgados a partir de sexta-feira, 28.
O levantamento está registrado no sistema PesqEle da Justiça Eleitoral sob o número TO-02900/2026. Conforme o registro, a própria Fieto bancará os R$ 210 mil com recursos próprios.
Pesquisa termina no dia de debate
O último dia de entrevistas coincide com outro momento da campanha eleitoral. Na quinta-feira, 27, Fieto e TV Jovem Record realizam o segundo debate entre os candidatos ao Governo do Tocantins, na Escola Sesi Referência José Wilson Siqueira Campos.
Como a coleta começa dois dias antes do encontro e termina na mesma data do debate, a maior parte das entrevistas ocorrerá antes do confronto entre os candidatos.
Dorinha, Vicentinho e Laurez são testados em segundo turno
Para o Governo, o Paraná Pesquisas vai perguntar primeiro em quem o eleitor votaria espontaneamente e, depois, apresentar os nomes dos candidatos para a consulta estimulada. A rejeição também será medida.
O questionário avança ainda para uma eventual segunda rodada da eleição e coloca frente a frente três combinações: Professora Dorinha x Vicentinho Júnior; Professora Dorinha x Laurez Moreira; e Laurez Moreira x Vicentinho Júnior.
A percepção do eleitor sobre o atual governo também entrou na pesquisa. Os entrevistados responderão como avaliam a administração de Wanderlei Barbosa e se aprovam ou desaprovam a gestão estadual.
Duas escolhas para o Senado
Na corrida ao Senado, a pesquisa leva em consideração uma particularidade das eleições de 2026: cada eleitor poderá escolher dois candidatos. Por isso, o levantamento vai medir as duas opções de voto, além da rejeição aos concorrentes.
Diferentemente da disputa estadual, nenhum cenário para a Presidência será apresentado aos entrevistados.
Com a coleta prevista para terminar na quinta, o primeiro retrato eleitoral encomendado pela Fieto nesta etapa da campanha poderá se tornar público já na sexta-feira (28).
Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!
Coluna escrita por Maju Cotrim escritora e consultora de comunicação. CEO Editora-Chefe da Gazeta do Cerrado. Jornalismo de causa, social, político e anti-fake!