
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) está com inscrições abertas até o dia 30 de junho, para a segunda turma do curso de Especialização em Estudos Latino-Americanos e Territorialidades. A pós-graduação lato sensu é gratuita, presencial e será realizada aos sábados, nos turnos da manhã e da tarde, no Câmpus de Palmas. O início das aulas está previsto para 9 de agosto de 2025, com encerramento em dezembro de 2026.
Podem se inscrever pessoas graduadas em qualquer área do conhecimento. A seleção será feita por meio de análise de currículo e de carta de intenção dos candidatos. São ofertadas 40 vagas e as inscrições devem ser feitas exclusivamente por e-mail, com o envio da documentação exigida para o endereço [email protected], com o assunto “INSCRIÇÃO ESPECIALIZAÇÃO ESTUDOS LATINO-AMERICANOS E TERRITORIALIDADES”.
O curso tem como objetivo promover a qualificação de profissionais para atuação junto a estudantes do ensino fundamental e médio, além de interessados em aprofundar conhecimentos sobre as realidades latino-americanas. É voltado especialmente para professores e professoras das redes públicas e privadas de ensino, abrangendo áreas como História, Geografia, Sociologia, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Pedagogia e Relações Internacionais.
A especialização está sob coordenação da professora Fabiana Scoleso e o corpo docente conta com professores de diferentes cursos da UFT, como Relações Internacionais, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Econômicas, Ciências Sociais e Direito.
Na primeira edição do curso, destacaram-se contribuições internacionais, como a da artista mexicana Taimy Pérez e do cientista social peruano Brian Rey. Para a professora Graziella Reis, que também integra a equipe docente, o curso se destaca por sua abordagem interdisciplinar: “Existem afinidades entre os países da América Latina e Caribe, sobretudo essa economia dependente, e afinidades que estão aí nas bases das violências estruturais. Então, economia, sociologia, antropologia, história, ciência política, direito, todas essas áreas e ciências dialogam para uma compreensão mais densa da nossa própria identidade latino-americana e caribenha e da própria importância desses estudos latino-americanistas para a formação acadêmica, inclusive em pós-graduação, de todas essas áreas.”, pontua.
Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis pelo Edital ou diretamente com a coordenação do curso pelo e-mail: [email protected].
Fonte: Superintendência de Comunicação – UFT