Divulgada nesta quinta-feira, 2 de setembro, pelo site da Revista Veja e pelo portal Diário do Poder, do jornalista Cláudio Humberto, pesquisa com as intenções de voto do Tocantins feita pelo instituto Paraná Pesquisas aponta o presidente estadual do Podemos e ex-prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, na liderança na corrida para governador nos dois cenários analisados seguido por outros nomes cotados e que estão no cenário. 

No cenário 1, Dimas tem 24,4% das intenções de voto. Na sequência, o senador Eduardo Gomes (MDB) aparece com 12% e o ex-prefeito de Porto nacional Paulo Mourão (PT) com 11,1%. Os demais citados são o senador Irajá Abreu (PSD), com 7,5%, o atual vice-governador Wanderlei Barbosa (PSL) com 7,2%, o ex-prefeito de Gurupi Laurez Moreira, com 6,4%; o deputado estadual Antônio Andrade (PSL), com 5,4%; o deputado federal Osires Damaso (PSC), com 5,2%; e o ex-senador Ataídes Oliveira (PSDB), 2,7%.

Em um cenário sem Eduardo Gomes candidato, a liderança de Dimas é ampliada, com o ex-prefeito de Araguaína atingindo 30,4% contra 19,3% de Mourão. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

“Temos um longo caminho à frente. As pesquisas iniciais nos animam ainda mais”, afirmou Dimas á Gazeta.

Senado

O instituto também levantou o cenário atual para o Senado, mostrando um equilíbrio completo com quatro candidatos empatados dentro da margem de erro: a deputada estadual Luana Ribeiro (PSDB) com 15,8%, seguida da deputada federal Professora Dorinha (DEM), com 14,9%, a atual senadora Kátia Abreu (PSD) com 14,2% e o governador Mauro Carlesse com 14%.

Sem Luana Ribeiro, Dorinha lidera com 23,5%, contra 18,3% de Carlesse e 18,1% de Kátia Abreu.

Cenário nacional

No cenário nacional, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem 37,6% contra 28,8% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ciro Gomes (PDT) e Sérgio Moro (sem partido) têm 6,1% das intenções de voto. Em um cenário sem Sérgio Moro, Bolsonaro tem 40%, Lula 30,2% e Ciro Gomes 7,3%.

O Paraná Pesquisas entrevistou 1.526 eleitores de 72 municípios do Estado do Tocantins, entre os dias 26 e 30 de agosto.

As reportagens nacionais sobre a pesquisa podem ser consultadas nos seguintes links:https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/ex-prefeito-ronaldo-dimas-podemos-lidera-corrida-pelo-governo-do-tocantins e https://veja.abril.com.br/blog/maquiavel/a-dificil-missao-de-katia-abreu-e-seu-filho-iraja-na-eleicao-de-2022/.