Gaguim percorre Sudeste do Tocantins, se reúne com vereadores e participa da Santa Missa durante a Romaria da Sucupira

A agenda pelo sudeste do Tocantins marcou o sábado, 1º de agosto, do deputado federal e pré-candidato ao Senado Carlos Gaguim. Em Dianópolis, ele se reuniu com vereadores de Novo Jardim para ouvir demandas e discutir investimentos para a região. Depois, seguiu para o povoado Sucupira, onde passou a tarde ao lado da deputada estadual e pré-candidata a deputada federal Janad Valcari, visitando moradores de porta em porta, antes de participar da tradicional Romaria da Sucupira, a maior romaria rural e sertaneja do Tocantins.

Durante o encontro com os vereadores, Gaguim ouviu as principais necessidades apresentadas pelos representantes de Novo Jardim e reforçou o compromisso de manter o diálogo com os municípios. “É assim que fazemos nosso trabalho, perto das pessoas e ouvindo quem conhece a realidade de cada município. Esse diálogo nos ajuda a identificar as prioridades e buscar recursos e investimentos que atendam às necessidades da população”, afirmou.

Visitas no povoado Sucupira

No período da tarde, já no povoado Sucupira, Gaguim e Janad Valcari percorreram a comunidade de porta em porta. Os dois conversaram com moradores, ouviram demandas e reforçaram o diálogo direto com as famílias da região.

Gaguim destacou que a presença nas comunidades permite conhecer de perto as prioridades da população. “É importante estar presente, conversar com as famílias e ouvir diretamente quem vive a realidade de cada comunidade. É dessa forma que conseguimos compreender as demandas e trabalhar para buscar soluções e investimentos para os municípios”, ressaltou.

Fé e tradição na Romaria da Sucupira

Após a reunião, Gaguim seguiu para o povoado Sucupira, onde prestigiou a tradicional romaria dedicada a Nossa Senhora do Rosário e ao Divino Espírito Santo. Centenária, a celebração reúne anualmente centenas de fiéis e mantém vivas manifestações religiosas e culturais da tradição sertaneja.

Com o tema “Com Nossa Senhora do Rosário, vivendo a força do Espírito Santo”, a Romaria da Sucupira 2026 ocorre de 30 de julho a 3 de agosto, reunindo comunidades, romeiros e devotos. A programação deste sábado contou com a Missa Solene de Nossa Senhora do Rosário e Coração do Rei e Rainha, pela manhã. No período da noite, foram realizados o Levantado do Mastro do Divino Espírito Santo, às 18 horas, e a Santa Missa, às 19h30, celebrada pelos padres Eldinei Carneiro, da Paróquia São José, de Dianópolis, e Maurício Rodrigues, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Pindorama.

Gaguim acompanhou as celebrações ao lado do governador Wanderlei Barbosa, da senadora Professora Dorinha Seabra, da prefeita de Gurupi, Josi Nunes, da pré-candidata a deputada federal Luana Nunes e da pré-candidata a deputada estadual Nilmar Ruiz, além de lideranças locais, moradores e romeiros.

“A Romaria da Sucupira representa a fé, a cultura e a história do nosso povo. É uma tradição que atravessa gerações e reúne famílias e comunidades de toda a região. Estar aqui é prestigiar essa história e reafirmar nosso respeito por Dianópolis e por todo o sudeste do Tocantins”, destacou Gaguim.