
Brener Nunes- Gazeta do Cerrado
Durante a solenidade que marcou o início das obras da primeira etapa do Parque dos Pioneiros, nesta terça-feira, 17, o secretário de Planejamento Urbano de Palmas, Ronaldo Dimas, destacou que o projeto representa muito mais que uma obra de infraestrutura: trata-se do embrião de uma nova fase de desenvolvimento integrado e equilibrado da capital, com foco na valorização da Região Sul.
Projetado para ser o maior parque urbano linear da Região Norte do Brasil, com aproximadamente 250 hectares, o Parque dos Pioneiros é uma iniciativa estruturante que reunirá urbanismo, meio ambiente, mobilidade e inclusão social. Para Dimas, o impacto será profundo e duradouro:
“É só o começo de um projeto. Projetos dessa magnitude não acontecem do dia para a noite. Estimamos uma duração de três, quatro, até cinco anos. Mas cada etapa vai transformar a cidade — e começa agora”, afirmou.
Investimentos sociais e urbanos integrados
O secretário detalhou que o parque será apenas um eixo de um grande plano urbano para a Região Sul, envolvendo áreas como educação, saúde, segurança, mobilidade e qualificação profissional. Entre as ações previstas, estão:
• Quatro Centros de Educação Infantil (CEMEIs);
• Uma escola de tempo integral;
• Centro de Convivência para Idosos;
• Dois centros voltados à juventude, com qualificação e formação profissional;
• Agência de tecnologia e empreendedorismo para mulheres, com capacitação e incentivo a negócios;
• Ações para melhoria da segurança pública, em regiões com índices preocupantes.
“O projeto é transversal. Todas as secretarias vão atuar juntas. A determinação do prefeito Eduardo é clara: Palmas tem que ser uma só, com a mesma qualidade de vida para quem mora na região norte, no plano diretor ou aqui na região sul”, reforçou Dimas.
Compromisso com regularização e mínima remoção de moradores
O secretário também se dirigiu diretamente aos moradores da região para tranquilizar quanto às eventuais desapropriações ou realocações, enfatizando que o projeto prioriza o mínimo de impacto possível às famílias.
“Tem gente em área de risco, outras pessoas em áreas de preservação permanente. Mas a diretriz é clara: fazer o mínimo de intervenção. E quem tiver que ser realocado, será reassentado aqui mesmo na região, com casa garantida, ou indenizado, conforme desejar. Essa questão será tratada com toda seriedade e respeito”, garantiu.
Avanços visíveis e obras em ritmo acelerado
Ronaldo Dimas também destacou que os seis primeiros meses da gestão do prefeito Eduardo Siqueira Campos já têm transformado a Região Sul e que novos avanços estão programados.
“Na próxima semana, teremos a apresentação final para a revitalização da Avenida Tocantins, um compromisso de campanha que será imediatamente executado. As mudanças já começaram e só vão crescer. Essa região será uma das melhores para viver em Palmas”, afirmou.
O projeto do Parque dos Pioneiros integra o programa Cidade Presente, parceria entre a Prefeitura de Palmas, o Ministério das Cidades e a cooperação internacional com a Alemanha por meio da GIZ. A primeira etapa conta com o Laboratório de Articulação Urbana e estrutura inicial de mobilidade, lazer e convivência.
“Estamos falando da construção de um novo modelo de cidade. Com esse parque e tudo que vem junto dele, Palmas passa a escrever uma nova história — e a Região Sul será protagonista dessa virada”, concluiu o secretário.