
A onda de calor que castiga o Tocantins segue surpreendendo moradores da capital. Na noite desta terça-feira, 28, a foto de um termômetro digital marcando 37,4°C para a água da torneira de uma residência em Palmas viralizou nas redes sociais. O registro foi feito por volta das 19 horas e escancarou o desconforto vivido pela população diante das altas temperaturas até durante a noite.
A medição, realizada de forma caseira com termômetro culinário, rapidamente ganhou repercussão, refletindo uma preocupação crescente sobre o impacto das mudanças climáticas no cotidiano das cidades do Cerrado. “E tem quem negue que a destruição do Cerrado não tem consequências climáticas. Isso vai piorar tanto ainda… mais calor, racionamento de água…vai vendo”, desabafou uma internauta ao comentar a imagem.
Meteorologistas apontam que a persistência das temperaturas elevadas deve dar uma trégua a partir de sexta-feira, 31, quando há previsão de retorno das chuvas na região. Especialistas destacam que episódios extremos, como o aumento da temperatura da água nas redes domésticas, evidenciam o efeito da combinação entre desmatamento e aquecimento global e reforçam o alerta para riscos de saúde, agravamento do estresse hídrico e necessidade de adaptação das cidades frente aos desafios ambientais.