Projeto

Para receber turistas do Jalapão, Gastrobar Rosa Madalena lança hoje projeto “Noite Tocantinense”

Para receber turistas do Jalapão, Gastrobar Rosa Madalena lança hoje projeto “Noite Tocantinense”

A classe artística do Estado e o gastrobar Rosa Madalena anunciaram a realização do projeto “Noite Tocantinense”. Conforme o cantor Dorivã Borges, a iniciativa surgiu da necessidade de se criar um espaço para receber o turista do Jalapão e apresentar a cultura do Tocantins. O projeto será apresentado exclusivamente às agências de turismo e jornalistas na noite desta terça-feira, 11, no próprio estabelecimento, a partir das 20 horas.

“Não tem o que ver em Palmas.”

Doriã

Dorivã Borges explicou que os turistas que vão e voltam do Jalapão “não têm o que ver em Palmas” quando passam pela cidade. “A ideia é que seja uma vitrine da cultura tocantinense, onde se apresentem os artistas da música, da cena autoral, aberto para o audiovisual, para o pessoal da literatura, das quadrilhas”, pontuou o artista. A “Noite Tocantinense” será realizada nas segundas ou terças-feiras, uma vez por mês.

Dorivan Borges da Silva, conhecido como Dorivã Passarim do Jalapão, é natural de Cristalândia e teve sua infância e adolescência na cidade de Gurupi, no estado do Tocantins. Iniciou sua trajetó-ria musical há 40 anos, participando de diversas coletâneas, festivais, seminários, projetos e eventos musicais no Tocantins e em outros estados do Brasil. No exterior, viajou para a França em 2002, representando a música tocantinense no projeto “Ano do Brasil na França”, realizado pelo Ministério da Cultura, com apoio regional do Governo do Tocantins. Ao longo dos anos, vem de-senvolvendo um trabalho autoral como cantor e compositor. Suas composições e pesquisas refle-tem seu profundo vínculo com a cultura tocantinense e a cultura popular da região Norte Amazô-nica, sempre centradas na base musical da música popular brasileira

Em Tempo

Projetos que valem a pena serem revividos ou inspirar novos projetos. Nos anos 2000 houve um projeto semelhante chamado “Noites Tocantinenses”, idealizado e realizado por Marcelo Souza apoiado por diversos órgãos públicos como Fundação Cultural do Tocantins, Secretaria de Comunicação, Secretaria de Educação e Cultura, Agência de Desenvolvimento Turístico. Com objetivo de fomentar e mostrar as diversas expressões artísticas tocantinenses ao grande publico.

Inspirado em experiências tradicionais de outros estados como o Noites Cariocas, Noites Goianas ou Noites Olindenses, nossas “Noites Tocantinenses” propõem oportunidade para apreciar diferentes naipes de nossa produção cultural em condições especiais de qualidade técnica e conforto, diz o idealizador do projeto, Marcelo Souza.

Fonte: Secom TO 2007

Marcelo Souza – Diretor Teatral, ator e produtor com 40 anos de carreira, foi criador e realizouo Festival de Inverno de Taquaruçu (Palmas). Festival Internacional de Teatro de Bonecos do Tocantins (Palmas). Shows Noites Tocantinenses (13 versões em Palmas). Foi Secretário Extraordinário de Cultura de Palmas e trabalhou em diversas funções nos Gorvernos do Tocantins, Acre, Distrito Federal, Goiânia, Ministério da Cultura, Funarte.
O projeto Noites Tocantinenses foi criado à partir de outras iniciativas similares em outros estados. Surgiu para ser uma vitrine da cultura tocantinense que no início dos anos 2000 era tida por muitos como incipiente, e até como algo inexistente. Aos palcos do Theatro Fernanda Montenegro, dentre outros, o projeto trouxe as manifestações culturais tradicionais e todas as linguagens produzidas à época, como o audiovisual, música, dança, teatro, literatura, artes visuais e artes urbanas. O show era apresentado por Marcelo Souza e Genésio Tocantins em um formato descontraído, com bate papos entre os artistas, chegando a trazer artistas de fora para se apresentar ao público tocantinense.

Genésio Tocantins: cantor é representante da música regional brasileira. Genésio Tocantins iniciou a carreira participando de festivais regionais e em seguida por todo o Brasil. Seu primeiro LP, “Rela bucho”, foi lançado pela RGE em 1988.