
Entre os dias 16 a 20 de novembro de 2026, acontecerá o XXI Encontro da ANPOF (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia), no CÂMPUS da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis/SC. Durante o encontro será discutido o Ensino de Filosofia, tanto no Ensino Básico, quanto no Ensino Superior além das pesquisas de pós-graduação na área de filosofia. Participarão do evento estudantes e licenciados em filosofia, professores e pesquisadores do Brasil e de outros países. Durante o encontro, serão apresentados artigos e pesquisas, tanto de pós-graduação, bem como experiências de projetos aplicados no Ensino Básico. Também haverá lançamentos de livros de temática filosófica e diversas apresentações culturais.
O escritor e professor de filosofia Valdo Rosário participará do evento com duas atividades, nos dias 16 e 17 de novembro. A programação inclui a apresentação de um artigo sobre o ensino de filosofia e o lançamento do segundo volume do livro “Amor e Razão”.

No dia 16, o professor apresentará o artigo “O problema da verdade e os desafios da educação filosófica no Ensino Médio, segundo Protágoras e Nietzsche”. Já no dia 17, lançará o segundo volume de “Amor e Razão”, obra que integra uma trilogia de caráter histórico, filosófico e literário.
Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e mestre na área pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Valdo atua no ensino médio da rede pública do Pará, na Escola Estadual Anísio Teixeira, em Marabá.

O enredo do livro se passa no final do século XIX, nos territórios do Acre e de Goiás, que envolve os personagens José, Isabel e Joaquim. Além do romance entre eles, a obra aborda temas como a colonização, o ciclo da borracha e a Revolução Acreana; a fundação das cidades de Rio Branco/AC, Marabá/PA, Imperatriz/MA, Tocantinópolis/TO; a luta pela criação do Estado do Tocantins; o pensamento dos filósofos Pré-socráticos; e o Discurso da Servidão Voluntária, do filósofo francês Étienne de La Boétie.
O livro é escrito em forma de diálogos na primeira pessoa, nos quais os personagens narram suas próprias histórias, com a participação de um narrador em terceira pessoa em determinados momentos.