Pedro Cabral será o primeiro tocantinense na competição mundial da FIA - Foto: Divulgação
Pedro Cabral será o primeiro tocantinense na competição mundial da FIA - Foto: Divulgação

O jovem piloto Pedro Cabral está fazendo história no esporte tocantinense. Aos 19 anos, ele se tornou o primeiro representante do Tocantins a disputar a Copa do Mundo de Kart, promovida pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). A competição acontece nesta semana em Cremona, na Itália, e reúne mais de 170 pilotos de vários países.

As provas começaram nesta sexta-feira, 26, e seguem até domingo, 28, quando serão realizadas as grandes finais. Pedro compete na categoria OKN, uma das mais disputadas da modalidade, e conquistou a vaga por meio da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Com uma trajetória iniciada em 2019, Pedro afirma que representar o Tocantins e o Brasil em uma competição mundial é uma emoção indescritível.

“É uma oportunidade única. Me preparei bastante em pouco tempo depois da Regional. Sei que é um campeonato de altíssimo nível e que só participar já é uma grande honra. Mas vou em busca de bons resultados. Quero aproveitar essa experiência ao máximo e aprender muito”, destacou o piloto.

O Brasil conta com uma delegação forte no campeonato. Na categoria OKN, além de Pedro Cabral, competem Allan Croce, Bernardo Gentil, Luca Croce e Rafael Croce. Já na OKN Júnior, o país é representado por oito jovens pilotos, entre eles Eli Steinbruch, Francisco Rocha, Guilherme Busato, João Bonadiman, Leonardo Ramires, Miguel Spohr, Nicolas Guth e Victoria Farfus.

Pedro destaca que o simples fato de estar entre os melhores do mundo já é motivo de orgulho:

“Conquistei essa vaga com inscrição, equipamento e suporte garantidos pela CBA. Estou muito feliz com essa conquista e pronto para dar o meu melhor”, afirmou.

Além das pistas, o tocantinense também acelera nos estudos: Pedro é acadêmico do 2º período de Direito no Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), em Palmas. A instituição parabenizou o estudante pela conquista e ressaltou o orgulho em ver seus alunos “ganhando o mundo e inspirando outros jovens tocantinenses”.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins