
Em meio às discussões sobre repasses estaduais para a temporada de praias no Tocantins, o prefeito de Araguanã, Max Barbosa, colocou fim às dúvidas sobre a programação do município. Segundo ele, a temporada de 2026 será realizada independentemente da participação financeira do Governo do Estado.
A declaração foi dada durante entrevista ao apresentador Ronaldo Sérgio, no Podcast Ponto de Encontro, e representa uma mudança de tom em relação às manifestações anteriores da prefeitura, que havia informado estar aguardando uma definição do Executivo estadual para confirmar o evento.
Sem entrar diretamente na disputa envolvendo os recursos, Max afirmou que a tradição da Praia da Ilha Grande será mantida e que questões políticas não podem comprometer uma atividade considerada fundamental para a economia da região.
“A nossa tradição vai ser mantida. Teremos a nossa tradicional festa de Araguanã”, declarou.
O prefeito também argumentou que a temporada ultrapassa os limites do município e gera impacto econômico em diversas cidades do norte do estado. Segundo ele, a movimentação turística beneficia comerciantes, donos de pousadas, restaurantes, trabalhadores informais e prestadores de serviços que dependem do fluxo de visitantes durante o mês de julho.
“Não podemos deixar que as contendas e os discursos políticos atrapalhem algo que fomenta não somente a economia de uma cidade, mas de toda uma macrorregião”, afirmou.
A fala ocorre após um embate público entre município e Estado sobre os recursos destinados à temporada. Enquanto a Prefeitura de Araguanã afirmava aguardar uma definição do governo para anunciar oficialmente a programação, o Executivo estadual informou que havia disponibilizado uma proposta de apoio de R$ 600 mil, que não teria sido aceita pela gestão municipal.
Apesar da indefinição sobre a parceria, os preparativos para o evento já vinham avançando nos bastidores. Contratos publicados anteriormente mostram que o município já havia iniciado a estruturação da programação, incluindo a contratação do cantor Jefferson Moraes para apresentação em julho e serviços de hospedagem para artistas e equipes envolvidas no evento.
Agora, com a confirmação feita pelo prefeito, a expectativa se volta para o anúncio oficial das atrações e da programação completa da temporada.
“Nós temos tido alguns desafios, mas esses também serão superados. Entregaremos mais uma vez, como sempre fizemos, com parceria ou não do Estado, a melhor temporada de praia em Araguanã”, disse Max Barbosa.
Considerada uma das mais tradicionais do Tocantins, a temporada da Praia da Ilha Grande costuma atrair turistas de diferentes regiões do estado e movimentar intensamente a economia local durante as férias de julho.