Municípios

Com 14 prefeitos, Consórcio de Municípios do Vale do Araguaia avança na união por demandas

Com 14 prefeitos, Consórcio de Municípios do Vale do Araguaia avança na união por demandas

“Esse não é um mais consórcio de municípios do Tocantins, esse é o consórcio que está funcionando no Estado do Tocantins. Porque o Consórcio de Municípios do Vale do Araguaia segue o caminho certo, fez a melhor escolha de conduta, a de focar na saúde”. A análise da deputada federal, Professora Dorinha Seabra, foi feita durante o encontro dos 14 prefeitos que integram o Consórcio de Municípios do Vale do Araguaia, na última sexta, 17, na cidade de Cristalândia. O encontro contou também com a presença do deputado estadual Nilton Franco, do presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges, de vereadores e autoridades locais.

Além do anfitrião, o prefeito Big Jow, de Cristalândia, participaram da reunião os gestores de Araguacema, Abreulândia, Barrolândia, Caseara, Chapada de Areia, Divinópolis, Dois Irmãos, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Monte Santo, Pugmil, Pium e de Nova Rosalândia (que enviou representante).

Unidos em Consórcio com o intuito de promover e atrair benefícios para suas cidades nas áreas de Saúde, Infraestrutura e Meio Ambiente, os gestores destacaram a saúde como primeira área de avanços. “Uma coisa é dizer não para um prefeito, outra coisa é dizer não para 14 prefeitos. Por isso, a importância deste consórcio. E hoje ver essa formalização consolidada, algo que buscamos há tempo atrás, já rendendo frutos é uma grande vitória”, destacou o presidente, o prefeito de Marianópolis, Isaías Piagem, ao lembrar das tentativas de criação do consórcio no primeiro mandato do prefeito Big Jow.

Em Cristalândia, o Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi reformando e adequado para Porte 1, com ampliação de leitos e instalação de Centro Cirúrgico. Com recursos garantidos em emendas parlamentares da Professora Dorinha, Dulce Miranda e Eduardo Gomes.  A melhoria do HPP de Cristalândia já viabiliza a segunda edição do Mutirão de Cirurgias de Laqueadura, que ocorreu no sábado, e atendeu 8 mulheres de Cristalândia, 2 de Lagoa da Confusão, 2 de Marianópolis e 2 de Nova Rosalândia. “Quando falamos deste consórcio é sempre com emoção, porque é uma união de forças, todas as intenções são voltadas ao nosso bem maior, que é o nosso povo sofrido”, destacou Big Jow,  vice-presidente do Consórcio.

Crédito – foto: Gildo Barbosa