Municípios

Paraíso aderiu ao Cidade Inteligente, com instalação de 117 câmeras na área urbana

Paraíso aderiu ao Cidade Inteligente, com instalação de 117 câmeras na área urbana


Foto: Davi Andrade Melo

Com o objetivo de trazer cada vez mais desenvolvimento para o município e proporcionar mais segurança à população, a Prefeitura de Paraíso do Tocantins aderiu ao projeto Cidade Inteligente, que conta com a instalação de 117 câmeras na área urbana. A expectativa é de que o monitoramento, que será realizado 24h por dia, passe a funcionar até o início de julho.

O prefeito Celso Morais pontua que o monitoramento com câmeras na cidade é uma ferramenta importante para garantir a segurança da população e prevenir a criminalidade. “Esses sistemas de vigilância oferecem uma visão abrangente, permitindo detectar incidentes, como crimes, acidentes de trânsito e emergências médicas. Além disso, a presença visível de câmeras de segurança pode inibir potenciais infratores, aumentando a sensação de segurança dos cidadãos”.

As câmeras estão sendo instaladas em todas as entradas e saídas da cidade e principais vias, com foco nos espaços públicos como praças e comércio. De acordo com a  Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Públicos e Implementos Agrícolas, o monitoramento contará com três tipos de câmeras: que farão reconhecimento de placa de veículo, reconhecimento facial com zoom de até 5 Km e as câmeras que possuem giro de 360º.

Foto: Davi Andrade Melo

A Prefeitura de Paraíso manterá o controle da Central de Monitoramento e após a implantação do projeto buscará parceria com as forças de segurança, uma vez que as gravações das câmeras podem servir como evidências em investigações criminais, contribuindo para a identificação e punição de criminosos.

A ordem de serviço para realização do Projeto Cidade Inteligente foi assinada pelo prefeito Celso Morais em novembro passado. Com investimento da ordem de mais de R$ 7 milhões, a implantação do projeto foi viabilizada por meio de emenda da Senadora Kátia Abreu.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins