Operação Sisamnes

PF cumpre busca e apreensão em Palmas contra suspeitos de vazarem informações sigilosas de operações; passaportes são recolhidos 

Agente da Polícia Federal — Foto: Divulgação/PF
Agente da Polícia Federal — Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal cumpre três ordens de busca e apreensão em Palmas nesta sexta-feira (30) contra suspeitos de vazarem informações sigilosas de operações policiais. Os mandados foram autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da 9ª fase da Operação Sisamnes.

Segundo as investigações, os suspeitos teriam tido acesso antecipado a detalhes de operações policiais, comprometendo a eficácia das medidas judiciais que seriam implementadas. A PF também apura supostos privilégios ilegais concedidos a um dos investigados que foi preso em uma fase anterior da mesma operação.

Os dois alvos tiveram passaportes recolhidos e receberam ordem de proibição de manterem contato entre si e de saírem do país.

A Operação Sisamnes investiga crimes de obstrução de justiça, violação do sigilo funcional, corrupção ativa e passiva. Em março deste ano, uma outra fase levou à prisão do advogado Thiago Marcos Barbosa, advogado.

Na época, conforme a PF, foi identificada uma rede clandestina de monitoramento, comércio e repasse de informações sigilosas sobre o andamento de investigações sensíveis supervisionadas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). O vazamento das informações acabava frustrando o andamento de operações policiais.

A Gazeta apura mais informações!