Alunos araguainenses representam o Tocantins na Olimpíada Brasileira de Robótica

Os alunos da Escola do Serviço Social da Indústria (SESI) de Araguaína participam, a partir desta segunda-feira, 17/10, da etapa Nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontece em São Bernardo do Campo/SP. A dupla de sesianos representa o Tocantins na competição que segue até sábado, dia 22/10.

Os alunos da equipe Tucuna chegam na competição com mais experiência do que em 2018, quando representaram o Estado no nível 1 e foram vencedores. A dupla volta a OBR com um robô novo, disputando o pódio do nível 2 e com a experiência de dois anos de competição.

O aluno Sérgio Gabriel Timóteo pontuou que a competição neste ano tem duas motivações: a volta depois da pandemia e a bagagem de experiências. “A nossa expectativa para a competição está nas alturas, já que a gente ficou sem contato com o evento e com a robótica por dois anos devido à pandemia. Outro fator que deixa a gente animado é a nossa bagagem adquirida desde 2018, nossa estreia na competição. Estamos prontos para trazer bons resultados”.

Já o outro aluno competidor, Regimar de Deus Negreiro, acredita que o tempo de preparo somado ao suporte da Escola Sesi credenciam a dupla para disputarem o título. “A escola investiu em impressora 3D e novas mesas, materiais essenciais para treinamento do robô e, neste ano, a gente conseguiu treinar com todas as situações que a gente pode encontrar no campeonato. Então, o objetivo é ficar em primeiro lugar”.

Para o professor Ulisses Parreira, técnico da equipe, o fato da disputa ofertar uma vaga na competição internacional é um incentivo maior. “Durante os nossos testes nós sempre buscamos simular um ambiente de desastre natural mais complexo possível para que o nosso robô tenha mais facilidade para lidar com os desafios que vão ser elaborados na fase nacional. O fato dessa disputa ofertar uma vaga para fase internacional é a ‘cereja do bolo’ e faz com que a gente chegue com força total para esse evento e as expectativas são as melhores”.

 

OBR – Fase nacional

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que se utiliza da temática da robótica. Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica.

 

Modalidade Prática

A equipe da Escola SESI de Araguaína compete na modalidade prática nível 2, onde em um ambiente de desastre hostil um robô completamente autônomo, desenvolvido pela equipe, recebe uma tarefa difícil: resgatar todas as vítimas sem interferência humana.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins