Tocantins

Após impasse jurídico, Justiça destrava obras da ponte sobre o rio Araguaia que liga Pará ao Tocantins

As obras estavam paralisadas em virtude de decisão anterior que acolheu pedido de tutela cautelar antecedente promovido pela OAS Engenharia e Construção S.A. Argumentando.

Após impasse jurídico, Justiça destrava obras da ponte sobre o rio Araguaia que liga Pará ao Tocantins

A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu na Justiça a continuidade das obras da ponte sobre o rio Araguaia que liga os estados do Pará e do Tocantins, na BR-153. A decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) permite a conclusão de trecho importante do empreendimento, que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e está em fase de finalização.
 

As obras estavam paralisadas em virtude de decisão anterior que acolheu pedido de tutela cautelar antecedente promovido pela OAS Engenharia e Construção S.A. Argumentando que havia sido excluída indevidamente da fase de habilitação do processo licitatório, referente ao RDC Eletrônico nº. 0355/2016-23, a empresa pleiteou e obteve a suspensão da licitação.
 

Impactos negativos
 

Atuando em defesa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), os procuradores federais da AGU defenderam, por meio de agravo interno, que a suspensão da obra configurava dano grave e de difícil reparação. Argumentaram que a paralisação resulta em prejuízo aos cofres públicos e impacto negativo aos usuários do trecho, importante via que integra o eixo nacional de escoamento da produção do Centro-Oeste e do Norte do Brasil.
 

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região acolheu os argumentos da AGU e deu provimento ao agravo interno, destacando que “a interrupção da licitação – e, por conseguinte, da obra – compromete a implementação de logística integrada nacional, aumenta os custos de transporte e produção e perpetua a dependência de travessias por balsa, com riscos à segurança dos usuários e à eficiência operacional da malha rodoviária”.

Em sua decisão, o tribunal também considerou o argumento dos impactos financeiros do adiamento, que poderiam chegar a R$ 130 milhões de elevação no custo final da obra, a depender do deslocamento de sua execução para períodos chuvosos.

“A atuação da Procuradoria neste caso vai permitir que volte a tramitar uma licitação que o Dnit tenta realizar desde 2016 para a construção da ponte entre Xambioá /TO e São Geraldo do Araguaia/PA”, diz o coordenador da Equipe de Matéria Administrativa da PRF da 1a Região, Alex Rabelo. “Essa ponte é uma demanda antiga da população do Pará e do Tocantins, e será um elemento de integração multimodal entre a ferrovia Norte-Sul e a hidrovia Tocantins/Araguaia, além de atender ao grande crescimento da produção agropecuária do estado do Tocantins e do sul do Pará.”
 

Antiga reivindicação
 

A ponte de 1,7 quilômetro de extensão é o principal eixo de escoamento da produção agropecuária dos dois estados. Com uma plataforma de 12 metros de largura de pista e acostamento e calçadas com 1,5m de largura de cada lado, a ponte é uma reivindicação antiga da população, já que no local a travessia ainda é feita por balsa.
 

O empreendimento permitirá a otimização do transporte de cargas e a redução do tempo das viagens entre os dois estados. A ponte deve facilitar também a integração multimodal com a ferrovia Norte – Sul e a hidrovia Tocantins – Araguaia, reduzindo custos e contribuindo para o desenvolvimento dos dois estados.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins