
A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) realizará, no dia 10 de agosto, às 08h30, no auditório da ATM, em Palmas, a formação “CMAS na Prática: Governança e Controle Social no SUAS”, voltada ao fortalecimento da atuação dos Conselhos Municipais de Assistência Social. Com carga horária de oito horas e formato presencial, a capacitação é voltada aos conselheiros titulares e suplentes do CMAS, gestores, técnicos da assistência social e profissionais do controle interno, promovendo uma atualização prática sobre as atribuições e responsabilidades dos Conselhos. A capacitação integra o Programa Gestão com Norte, da ATM.
Clique aqui e faça sua inscrição
A formação tem como principal objetivo qualificar a atuação dos conselheiros para que exerçam suas funções com segurança jurídica, capacidade deliberativa e domínio técnico sobre o financiamento, os serviços e o controle social do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A metodologia foi estruturada para proporcionar uma aprendizagem prática, baseada em situações reais, abordando desde os fundamentos legais até a aplicação de ferramentas que possam ser utilizadas imediatamente na rotina dos Municípios.
“Fortalecer a assistência social começa pela qualificação de quem faz a política pública acontecer. Convido conselheiros, gestores e técnicos de todos os Municípios tocantinenses a participarem desta formação promovida pela ATM. Será uma oportunidade de atualizar conhecimentos, trocar experiências e aprimorar a atuação dos Conselhos Municipais de Assistência Social, contribuindo para uma gestão cada vez mais eficiente, transparente e comprometida com a população”, disse o presidente da ATM, Big Jow.

Tópicos
Durante a programação, os participantes terão acesso a conteúdos sobre o papel deliberativo dos conselhos, análise de planos municipais, acompanhamento da execução financeira, regulamentação de benefícios eventuais, aprovação de programas e projetos, além de estratégias para fortalecer a governança, evitar responsabilizações e tornar as reuniões mais produtivas. A capacitação também contará com atividades práticas, como simulações de prestação de contas, elaboração de resoluções e reuniões deliberativas, aproximando os participantes dos desafios enfrentados no dia a dia da gestão da assistência social.
Facilitador
A formação será conduzida pelo assistente social e mestre em Serviço Social André Dória, profissional com ampla experiência em gestão pública, planejamento, controle social e capacitação no âmbito do SUAS. A iniciativa reforça o compromisso da ATM em oferecer qualificação técnica aos Municípios tocantinenses, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas de assistência social e para uma atuação cada vez mais eficiente dos Conselhos Municipais de Assistência Social.
Anote
Quê: CMAS na Prática: Governança e Controle Social no SUAS
Quando: 10 de agosto de 2026, às 08h30
Onde: Auditório da ATM, em Palmas
Quem: conselheiros titulares e suplentes do CMAS, gestores, técnicos da assistência social e profissionais do controle interno