Em retorno a Porto após mais de 30 anos, ministro de Lula celebra entrega de 100 moradias e anuncia isenção para beneficiários do Bolsa Família

De Porto-Brener Nunes

A entrega de 100 unidades habitacionais do Residencial Porto Mais Habitação Tropical, em Porto Nacional, nesta sexta-feira, 19, serviu de palco para uma defesa enfática das políticas habitacionais e de infraestrutura conduzidas pelo Governo Federal. Durante a solenidade, o ministro das Cidades, Vladimir Lima, destacou o papel das cidades como espaço de transformação social e afirmou que programas como o Minha Casa, Minha Vida têm impacto direto na qualidade de vida da população.

Em sua primeira visita a Porto Nacional desde que deixou a cidade ainda na adolescência, em 1994, Vladimir relembrou a ligação pessoal com o município e disse viver um momento de gratidão ao retornar como ministro de Estado.“Volto hoje como ministro de um governo que pensa nas pessoas, de um presidente que tem compromisso com as cidades brasileiras e com quem tenho a honra de trabalhar”, afirmou.

Ao longo do discurso, o ministro ressaltou a importância da recriação do Ministério das Cidades pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2023, após a extinção da pasta na gestão anterior. Segundo ele, a retomada da estrutura permitiu acelerar investimentos em habitação, saneamento e infraestrutura urbana em todo o país. “É o ministério que dialoga diretamente com os municípios e leva políticas fundamentais para melhorar a vida das pessoas”, disse.

Histórias que dão sentido à política habitacional

Mais do que apresentar números, Vladimir utilizou relatos de beneficiários para ilustrar o alcance social do programa habitacional.

Uma das histórias destacadas foi a de Valmir, morador contemplado com uma das unidades entregues em Porto Nacional. Pessoa com deficiência, ele criou sozinho os dois filhos e enfrentava dificuldades diárias na residência onde vivia.

Segundo o ministro, Valmir relatou que precisava se arrastar para conseguir utilizar o banheiro da antiga casa. “Quando ouvimos histórias assim, entendemos a dimensão do que significa entregar uma moradia digna. Não estamos entregando apenas uma casa, estamos devolvendo qualidade de vida, autonomia e dignidade às pessoas”, afirmou.

O ministro também citou o caso de uma mulher de mais de 60 anos, beneficiária do programa em Manaus, que sonhava apenas em ter um banheiro com chuveiro para tomar banho com conforto. “Para muitas pessoas, algo simples como abrir um chuveiro e tomar banho parece comum. Mas há famílias que passaram a vida inteira sem acesso a isso”, ressaltou.

Tocantins soma mais de 12 mil moradias contratadas

Durante a cerimônia, Vladimir apresentou números da política habitacional federal no Tocantins. Segundo ele, desde a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida, mais de 12 mil unidades habitacionais foram contratadas no estado.

Somente em Porto Nacional, o volume de moradias contratadas já se aproxima de 900 unidades.

O ministro também destacou que o Governo Federal já ultrapassou a meta inicial de contratação de dois milhões de moradias em todo o país, alcançada em pouco mais de um ano. “Nossa nova meta é chegar a três milhões de moradias contratadas até o final de 2026. Já alcançamos cerca de 2,4 milhões e vamos continuar avançando”, afirmou.

Além da habitação, Vladimir destacou investimentos em obras de drenagem, abastecimento de água, esgotamento sanitário e urbanização. Segundo ele, cerca de R$ 2 bilhões estão sendo aplicados em projetos de infraestrutura no Tocantins. “O trabalho do Ministério das Cidades não se resume à construção de casas. É também levar água tratada, esgoto, pavimentação e infraestrutura para melhorar a vida das pessoas”, disse.

Beneficiários não pagarão pelas moradias

Ao final da solenidade, Vladimir anunciou uma das medidas mais comemoradas pelos presentes. O ministro pediu que se levantassem os beneficiários das novas moradias que também recebem o Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Dirigindo-se diretamente às famílias, informou que elas não precisarão pagar prestações pelos imóveis recebidos.

A declaração foi recebida com aplausos e comemoração dos moradores contemplados. “Vocês não vão pagar nenhuma prestação dessas casas onde irão morar”, anunciou.

A entrega das 100 unidades habitacionais contou ainda com a presença do vice-governador Laurez Moreira, do prefeito Ronivon Maciel, parlamentares federais e estaduais, vereadores e representantes da Caixa Econômica Federal. O empreendimento integra a nova fase do programa Minha Casa, Minha Vida no Tocantins e beneficia diretamente centenas de moradores de Porto Nacional.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins