
A Globo/TV Anhanguera contratou por R$ 117.384 a segunda rodada da pesquisa Quaest para medir a disputa eleitoral no Tocantins. O levantamento vai ouvir 804 eleitores entre os dias 19 e 22 de setembro, com divulgação prevista para a próxima quarta-feira, 23. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o código TO-00371/2026 e tem como contratante formal o Centro Norte de Comunicação Ltda./TV Anhanguera.
O questionário mostra que a Quaest voltará a medir a disputa pelo Governo em várias frentes: voto espontâneo, conhecimento dos candidatos, potencial de voto e rejeição, intenção estimulada no primeiro turno e grau de definição do voto. A novidade é a redução para três simulações de segundo turno: Professora Dorinha x Laurez Moreira, Vicentinho Júnior x Laurez e Dorinha x Vicentinho.
O levantamento também vai perguntar aos eleitores quem consideram ser o candidato apoiado por Flávio Bolsonaro, pelo presidente Lula e pelo governador Wanderlei Barbosa, além de medir aprovação e avaliação da gestão estadual, se Wanderlei “merece ou não merece eleger um sucessor que ele indicar” e qual é hoje o principal problema do Tocantins.
A Quaest ainda pesquisará as disputas para Presidência e Senado. No cenário nacional, testa primeiro turno, um eventual segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro, aprovação do governo Lula e outros temas políticos. Para o Senado, mede voto espontâneo para as duas vagas, conhecimento, potencial e rejeição dos candidatos, além das escolhas estimuladas para a primeira e a segunda vaga. Na primeira pesquisa da Quaest no Tocantins, divulgada em 25 de agosto, Dorinha tinha 37%, Vicentinho 28% e Laurez 7% na corrida pelo Palácio Araguaia; no Senado, Eduardo Gomes marcou 14% e Gaguim 13%.