Guaraí é Selo Ouro: processo de Regularização Fundiária inicia no Setor Pestana

Com 300 títulos de imóveis urbanos entregues para moradores de seis núcleos, a Prefeitura de Guaraí inicia a próxima etapa com o processo de topografia para regularização de propriedades no setor Pestana. Com o avanço do projeto no município, Guaraí conquistou o Selo Ouro de Responsabilidade Social “Quem Regulariza Dignifica”, instituído pela Corregedoria-geral da Justiça do Tocantins (CGJUS).

O Selo visa reconhecer os municípios e cartórios extrajudiciais que atuam na regularização fundiária no âmbito do Estado do Tocantins. A premiação foi entregue para a suboficial substituta do Serviço de Registro de Imóveis de Guaraí, Maria Dorilene Araujo Galvão Milhomem, neste último mês de agosto.

“A Prefeitura de Guaraí muito contribuiu para a conquista do Selo Ouro, tendo em vista que teve uma participação direta na condução dos projetos de regularização fundiária, uma vez que o processo requer a implantação de um conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais, objetivando promover a regulação de áreas em Guaraí”, ressalta Dorilene Araujo.

Para a prefeita Fátima Coelho, o Selo é o reconhecimento do trabalho eficiente realizado até então. Ela reafirma que o projeto não vai parar por aqui. “Queremos chegar em todos os bairros que necessitam desse importante serviço. Aproveitar a oportunidade e parabenizar essa equipe que está à frente desse projeto social, atendendo os moradores de porta em porta. Sem o trabalho deles, isso não seria possível”, destacou.

Critérios

Segundo a notícia publicada pelo Tribunal de Justiça do Estado de Tocantins (TJTO), o selo é entregue em categorias, de acordo com o porte dos municípios – pequeno, médio e grande porte. Em cada categoria, recebe o Selo Bronze quem atingiu 75 pontos, Selo Prata quem alcançou 100 pontos, Selo Ouro quem teve 125 pontos ou mais, e Selo Diamante para aqueles que atingiram 150 pontos no total.

O programa para regularização fundiária é parceria da Prefeitura de Guaraí com o Tribunal de Justiça (TJTO) por meio da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJUS/TO), com o Cartório de Registro de Imóveis de Guaraí, que resultou no projeto de inclusão social: Imóvel Legalizado – Promovendo Cidadania – desenvolvido para benefício desses moradores que vivem há anos na informalidade.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins Assessor de Imprensa do SENAI Tocantins