Eduardo Siqueira - Foto: Flavio Cavalera
Eduardo Siqueira - Foto: Flavio Cavalera

Ao entregar a nova unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) na manhã desta segunda-feira, 18, o prefeito de Eduardo Siqueira Campos adotou um discurso voltado à área social e à proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência.

Durante a solenidade, Eduardo comparou o papel do CREAS ao funcionamento de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ao defender que a estrutura atua nos casos mais delicados e complexos enfrentados pelas famílias.

“O CREAS seria, vamos dizer assim, uma UPA do Sistema Único de Assistência Social”, afirmou o prefeito.

Na fala, Eduardo destacou que o Conselho Tutelar muitas vezes identifica situações graves envolvendo crianças e adolescentes e que o atendimento especializado precisa ir além da assistência básica.

“O conselheiro faz seu papel, encontra determinada situação e encaminha para o CREAS. Tem casos de crianças vítimas de abusos e outros tipos de violência”, disse.

Segundo ele, a proposta da gestão é fortalecer a rede especializada para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade social e violência.

“Nós vamos ter um atendimento completo, com técnicos especializados para aquilo que já exige uma complexidade maior”, declarou.

Ao longo do discurso, o prefeito também buscou associar a entrega da unidade à ideia de presença do poder público em regiões marcadas por problemas sociais.

“É um espaço para crianças vítimas de tantos tipos de violência, tantas mazelas sociais”, afirmou.

O CREAS atua no atendimento de pessoas que tiveram direitos violados, incluindo vítimas de violência física, psicológica, sexual, negligência e outras situações consideradas de média e alta complexidade social.

Brener Nunes

Repórter

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins

Jornalista formado pela Universidade Federal do Tocantins