Tocantins

Para governador, servidores contribuíram para redução dos números de casos de Covid no TO

Para governador, servidores contribuíram para redução dos números de casos de Covid no TO

Os números de casos novos de Covid-19, registrados no Tocantins, tiveram uma forte redução no comparativo entre os meses de março e abril de 2021, que também aponta queda no número de óbitos. A redução de casos novos chega a menos 41,2%, já a redução de mortes 47,7%, conforme dados apresentados abaixo.

O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, considera que as reduções são resultado das medidas tomadas pelo Executivo Estadual, principalmente, quanto a instituição do trabalho remoto para todos os servidores. “Se olharmos os dados de março, percebemos um cenário terrível, com muitos casos novos e muitas mortes. Chegou um momento que a palavra de ordem era evitar aglomeração, por isso, resolvemos adotar o trabalho remoto para todos os servidores, exceto é claro, aqueles que estão na linha de frente e cujas atividades têm que ser desempenhadas de forma presencial”, analisa.

A compreensão e o empenho dos servidores em exercer suas atividades de forma remota e evitar, ao máximo, sair às ruas é destacada pelo Governador. “Eu sempre digo que temos o melhor quadro de servidores do Brasil. São pessoas comprometidas em servir bem o povo e sempre que são chamados a uma missão maior, não se furtam em atender esse chamado. Eu fico muito feliz em ver que os casos reduziram e as mortes também, ainda mais por saber, que isso se deve ao empenho dos nossos servidores públicos do Estado, que realizaram o trabalho de casa, que evitaram aglomerações nos comércios, nas ruas. E o resultado é esse que estamos vendo”, comemora.

O Chefe do Executivo Estadual também destaca o trabalho realizado pelos profissionais da área da Saúde. “Eu não posso esquecer jamais de agradecer aos profissionais da Saúde, que estão na linha de frente desde o início da pandemia, atuando nos hospitais, cuidando daqueles que foram acometidos pela Covid-19 e que tiveram o seu quadro de saúde agravado. Para mim são heróis e heroínas que deixam suas famílias em casa e vão trabalhar com o intuito único de salvar vidas. Muitos deles estão exaustos, mas se Deus quiser, em breve vamos ter mais vacinas e os casos vão reduzir ainda mais e vamos vencer essa pandemia”, ressalta.

Além do trabalho remoto, o Governo do Tocantins adotou o pagamento antecipado e escalonado do funcionalismo. “É uma medida simples, mas importante, que tem o objetivo de evitar aglomerações em agências bancárias ou supermercados, por exemplo. Pois a gente sabe que todo trabalhador quando recebe seu pagamento prioriza esses locais para fazer a feira do mês e colocar as contas em dia. Quando a gente divide esse pagamento, da forma que fizemos por áreas, com certeza esses locais terão menos pessoas circulando nesses dias”, destaca o Governador.

Dados

De acordo com os Boletins Epidemiológicos, divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), de 1º de março a 26 de abril deste ano, houve uma redução de 41,2% no número de casos novos de Covid-19, de um mês para outro. Em março, a soma dos boletins contabilizava 28.298 novos casos. Já nos 26 boletins do mês abril (1º a 26) foram registrados 16.639 novos casos da doença. Ou seja, 11.659 casos a menos, levando em consideração que o mês de abril ainda não acabou.

Analisando apenas o período, de 1º a 26 de março e de 1º a 26 de abril, observa-se que no primeiro período houve o registro de 24.218 novos casos; e no segundo período 16.639 como citado anteriormente. Ou seja, 7.579 casos a menos, o equivalente a 31,3% de queda.

Quanto ao número de mortes causadas pela Covid-19, os boletins de março apontam 503 óbitos, dos quais 447 ocorreram em março. Já os boletins de abril apontam 444 mortes, das quais 304 ocorreram em abril e 134 ainda são referentes ao mês de março. Ou seja, ao analisar os dados desses dois meses, vê-se que 581 tocantinenses vieram a óbito em março e 304 em abril, uma redução de 47,7%.

Os boletins de março e abril, ainda registram 42 mortes em fevereiro, 7 mortes em janeiro e 13 mortes em diferentes meses de 2020.