Rebanho morreu após ser atingido por descarga elétrica no Rocantins — Foto: Meir Santana/Arte g1
Rebanho morreu após ser atingido por descarga elétrica no Rocantins — Foto: Meir Santana/Arte g1

Um raio atingiu uma fazenda e matou 24 cabeças de gado em Almas, no sudeste do Tocantins. Os animais foram encontrados na manhã desta terça-feira (27), durante uma vistoria na propriedade.

O temporal ocorreu na tarde de segunda-feira (26), na fazenda Cruz do Norte, próxima à rodovia TO-040. O responsável pela propriedade, Meir Santana, contou que fazia o manejo do rebanho quando percebeu que parte dos animais não estava no local habitual.

Ao procurar pelo gado, ele encontrou mortos 23 animais adultos e um bezerro. O rebanho pertence a um pecuarista de Goiás.

“Foi o raio. Coisa da natureza a gente tem que ver e ficar calado. Agradecer a Deus pela vida da gente. Na hora da chuva eu estava no pasto, mas graças a Deus não estava nesse local”, afirmou Meir.

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) esteve na fazenda para acompanhar e orientar o enterro dos animais. Conforme a legislação sanitária, as carcaças não podem ser destinadas ao consumo e deverão ser enterradas ainda nesta terça-feira.

Previsão do tempo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para o Tocantins nesta terça-feira (27) e na quarta-feira (28). A previsão é de muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas nos dois dias.

Para quarta-feira, a temperatura em Almas deve variar entre 21 °C e 29 °C.